Prefeitura de Aparecida debate medidas para garantir segurança em unidades educacionais

O anúncio deve ser feito pelo prefeito Vilmar Mariano e pelos secretários de Educação e Segurança Pública

Postado em: 12-04-2023 às 09h07
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Aparecida debate medidas para garantir segurança em unidades educacionais
O anúncio deve ser feito pelo prefeito Vilmar Mariano e pelos secretários de Educação e Segurança Pública | Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia fará, na manhã desta quarta-feira (12/4), uma reunião com as forças de segurança pública para debater medidas para garantir a segurança nas escolas e Cmeis do município.

Segundo a prefeitura, o anúncio das medidas deve ser feito pelo prefeito Vilmar Mariano e pelos secretários de Educação e Segurança Pública de Aparecida às 9h, na Escola em Tempo Integral Darcy Ribeiro, Comendador Walmor.

Entre as medidas que serão anunciadas está a implantação de um botão de segurança que ao ser acionado informará imediatamente às forças de segurança do município, para intervenção imediata.

Continua após a publicidade

O dispositivo já está em funcionamento em 34 unidades escolares, e ao todo, serão instalados mais de 300 botões em toda a Rede Municipal de Educação, que corresponde a 94 unidade, entre Escolas Municipais e CMEIs.

“Nosso objetivo com todas as medidas que serão tomadas é dar mais segurança para nossas crianças e a sensação de que os filhos estão seguros no ambiente escolar para os estudantes”, destacou o prefeito Vilmar Mariano.

Combate a violência

A rede municipal de Aparecida também tem atuado no combate a violência e ao bullying em meio aos alunos, com ações de cunho pedagógico e de sensibilização dos estudantes.

Estão sendo realizadas nas unidades escolares diversas ações, que envolvem palestras e rodas de conversa com profissionais capacitados debatendo temas como cyberbullying, violência doméstica e sexual, problemas de depressão e ansiedade, entre outros.

Novos ataques

Na manhã de terça-feira (11/04), a cidade de Santa Tereza de Goiás, na região norte do estado, presenciou um novo ataque contra a comunidade escolar. Um adolescente entrou em uma escola e esfaqueou duas colegas. O adolescente tem 13 anos e foi contido por uma professora.

De acordo com a Polícia Militar, ele portava facas, estiletes e uma machadinha. O Governo do Estado de Goiás, informou por meio de nota que “o aluno que promoveu o ataque não tem histórico de violência junto à comunidade escolar”. Além disso, ele encontra-se apreendido na delegacia da cidade.

Os episódios de ataque tem aberto inúmeras especulações e debates sobre a segurança no ambiente escolar. Nesse sentido o questionamento acerca da presença de força policial em escolas para promover segurança.

Na tarde de ontem (11), o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil), convocou uma reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na praça Cívica em Goiânia, para discutir episódios de violência nas escolas de Goiás. Com a participação do vice-governador Daniel Vilela, a Secretária de Educação Fátima Gavioli, o Secretário de Segurança Pública Renato Brum, o presidente do Conselho Estadual de Educação Flávio de Castro e representantes do Tribunal de Justiça e Ministério Público.

Veja Também