Comurg remove 150 mil toneladas de resíduos de calçadas e espaços públicos

O trabalho ainda concentra ações na retirada de entulhos e pontos de descarte irregular

Postado em: 13-04-2023 às 08h08
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: Comurg remove 150 mil toneladas de resíduos de calçadas e espaços públicos
O trabalho ainda concentra ações na retirada de entulhos e pontos de descarte irregular | Foto: Divulgação

Desde o dia 13 de março – lançamento do projeto Frente de Ações Urbanas –, a Prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), removeu 150 mil toneladas de resíduos na capital. Os trabalhos também contaram com reforço na retirada de 125 pontos de descarte irregular e remoção de lixo misto de calçadas, passeios e espaços públicos. 

Na última quarta-feira (12), as equipes concentraram as ações no Parque Anhanguera, Jardim Novo Mundo, Vila Morais, Parque Industrial, João Braz e Goiânia Viva, através da utilização de pás e caminhões. Alisson Borges, presidente da companhia solicitou o apoio da população, uma vez que é removido um grande volume de lixo nas ruas: “por mês, são recolhidas 45 mil toneladas somente de entulhos”.

As equipes executaram serviços de roçagem de vias e córregos, poda de grama e árvores, bem como a pintura de meio-fio. Essas ações foram realizadas nos setores Novo Horizonte, Esplanada dos Anicuns, Marques de Abreu, Santa Genoveva, Cidade Jardim, Conjunto Riviera, Park Lozandes e Rodoviário.

Continua após a publicidade

Ainda, receberam os serviços de limpeza, urbanização e obras os setores Jardim Atlântico, Vila Santa Izabel, Conjunto Castelo Branco, Universitário, Jardim Goiás, Parque Atheneu, Jardim América, Jardim Novo Mundo, Campinas, Residencial Canadá, Jardim Botânico e Esplanada dos Anicuns. Além disso, Jardim Goiás, Parque Atheneu, Jardim América, Campinas e Residencial Canadá contaram com serviços de roçagem, capina e rastelação.

Nos setores Pedro Ludovico, Petrópolis, Parque Amazonas, Parque das Amendoeiras, Parque Flamboyant, João Braz, Santa Cruz, Santa Maria, Recanto das Minas Gerais, Rodoviário, Jardim Novo Mundo, Vila Romana, Bairro Feliz, Vila Bethel, Vila Redenção, Alto da Glória, Coimbra e Crimeia Leste, estão previstas atividades de roçagem, remoção de galhos, capina e varrição de vias. A iniciativa segue com maior ênfase nas regiões Leste, Norte, Sul e Sudoeste do município. 

Descarte de lixo no Brasil 

Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022 mostram que a geração de resíduos plásticos e sólidos nas cidades brasileiras foi de 13,7 milhões de toneladas em 2022, ou 64 quilos por pessoa no ano. De acordo com a pesquisa, o resíduo plástico é o tipo de poluente mais encontrado nos corpos hídricos do planeta: corresponde a 48,5% dos materiais que vazam para os mares.

 “Os dados mais recentes mostram que cerca de 22 milhões de toneladas de plásticos vazam para o meio ambiente a cada ano em todo o mundo, e uma parte considerável desses materiais tem os oceanos como destino”, destaca o  presidente da International Solid Waste Association, Carlos Silva Filho.

Em todo país, mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos vão parar nos rios e mares todos os anos, quantidade suficiente para cobrir mais de 7 mil campos de futebol. “A melhor solução para o problema do lixo no mar reside justamente no aperfeiçoamento dos sistemas e infraestruturas de limpeza urbana nas cidades, que deve ocorrer com programas permanentes de educação ambiental implementados em todas as camadas da população”, finaliza Silva Filho.

Veja Também