Cresce uso de Pix para pagar dívidas e volume de boletos cai

Aumentou em 40% em março o número de acordos fechados pela modalidade de pagamento instantânea

Postado em: 14-04-2023 às 08h33
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Cresce uso de Pix para pagar dívidas e volume de boletos cai
Aumentou em 40% em março o número de acordos fechados pela modalidade de pagamento instantânea | Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Tão usado na hora de fazer compras, o Pix tem conquistado os brasileiros também no pagamento de dívidas. Levantamento da plataforma de renegociação de dívidas Serasa Limpa Nome mostra a tendência de crescimento no volume de acordos fechados por Pix. Desde que a modalidade de pagamento instantânea foi integrada ao ecossistema da empresa, em março de 2022, o volume de acordos negociados por essa forma de pagamento já soma mais de 3.3 milhões, facilitando a vida de mais de 2,4 milhões de brasileiros.  

Dados relativos a março revelam que o Pix já representa 20% do total de pagamentos, mordendo uma fatia considerável dos tradicionais boletos bancários, documento que virou sinônimo de dívida. Em novembro do ano passado, quando a Serasa realizou um Feirão Limpa Nome, o volume de Pix representava 6% do total de acordos. Em dezembro o número subiu para 18%. Março registrou um crescimento de 40% nos acordos fechados por Pix em relação ao mês anterior. 

“Esse crescimento expressivo não apenas confirma a preferência dos brasileiros pelo Pix como mostrar a urgência pelo acesso ao crédito no país”, explica Aline Maciel, gerente da Serasa Limpa Nome. Ao fazer o pagamento dos acordos por Pix, os consumidores têm a baixa da negativação instantânea. 

Continua após a publicidade

“Com as dívidas quitadas, é possível solicitar o ‘Extrato Serasa’, comprovando que não têm mais débitos pendentes no cadastro da empresa”, reforçou a gerente. “O Pix está possibilitando que os brasileiros tenham seu nome limpo na hora e permitindo novamente o acesso ao crédito, o que representa um respiro na saúde financeira”, finaliza Aline.

Veja Também