Saúde alerta população para vacinação contra Gripe

Estudo da FioCruz destaca os altos índices de mortes causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e o Governo reforça a importância da vacinação

Postado em: 15-04-2023 às 08h42
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Saúde alerta população para vacinação contra Gripe
Goiânia vacinou apenas 0,3 % do total de pessoas pertencentes aos grupos prioritários para vacinação de Influenza | Foto: Divulgação

Em março deste ano a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) divulgou o boletim Info Gripe, com o alerta para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em decorrência da Covid-19. Nesse sentido, o Governo do Estado de Goiás tem instruído a população a procurar os pontos de vacinação contra covid-19 e Influenza, com a finalidade de promover a imunização e frear o crescimento das síndromes respiratórias.

Entre síndromes apontadas pela FioCruz com maior número de incidência no país estão: influenza A; influenza B; vírus sincicial respiratório (VSR); e coronavírus. A pesquisa também revelou aquelas que têm o maior número de ocorrência de óbitos, sendo estes: 3,2% para influenza A; 1,6% para influenza B; 2,4% para VSR; e 92,1% para coronavírus. Dentre essas doenças, apenas o vírus sincicial respiratório não apresenta vacina, já as outras três estão disponíveis de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde.

O Ministério da Saúde, após a publicação da pesquisa, reforçou a importância da vacinação contra Covid-19: “Este é o meio mais eficaz para proteção contra o vírus, incluindo as doses de reforço”. Como também a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), adiantou o início da campanha de vacinação contra influenza visando minimizar o número de casos no estado.

Continua após a publicidade

Prevenção e Agravos

Na manhã desta sexta-feira (14/04), a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, apresentou os dados da vacinação em Goiás e alertou para a importância do aumento da cobertura vacinal. Além disso, explicou o porquê de adiantar a Campanha de Vacinação contra Influenza, que começaria apenas no dia 10 de abril, mas foi antecipada e teve início no dia 4, em decorrência ao aumento da SRAG no Brasil.

Dessa forma, no evento de ontem, a superintendente apresentou os dados da imunização, cerca de 73 mil pessoas foram imunizadas em Goiás, de uma estimativa de 2,5 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários no estado”. Esse número corresponde apenas a 0,3% do total de pessoas que podem ser vacinadas.

Além disso, Flúvia Amorim alertou sobre os efeitos das Síndromes Respiratórias já presenciados em Goiás, com três mortes confirmadas por Influenza B, de um total de 97 casos de SRAG por Influenza registrados. Nesse sentido ela falou sobre o esperado como resultado da campanha de vacinação: “A gente espera que até 31 de maio a procura aumente, lembrando que quanto mais rápido as pessoas se vacinarem, mais rápido elas estarão protegidas. Não podemos aceitar que tenhamos mortes por doenças preveníveis por vacinas, hoje em dia”.

Conforme afirma o enfermeiro, Gabriel Oliveira, a população deve se vacinar por inúmeros motivos, como “Diminuir a circulação do vírus, o que promove a proteção de novas cepas, pois os vírus estão sempre em capacidade de mutação, como também a diminuição de formas graves da doença, o que diminui os gastos do SUS com tratamentos de doenças”.

Estas razões aplicam-se à vacinação contra Influenza e Covid-19, uma vez que ambas previnem as doenças causadas por vírus, que podem levar a ocorrência de Síndrome Respiratória Grave. Dessa forma, o enfermeiro enfatiza sobre essas complicações: “Pode gerar uma pneumonia e até doenças cardíacas”.

Além da vacinação, existem outras formas de se prevenir, como pontua Gabriel Oliveira, “Lavar as mãos, evitar contato com pessoas com sintomas gripais, não compartilhar objetos pessoais, cobrir o rosto quando tossir, não tocar olhos e boca”. Esses cuidados devem ser aplicados ao dia a dia das pessoas, o que pode evitar a contaminação por vírus.

Vacinação em Goiás

A SES-GO, informa que a Campanha de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 31 de maio, assim sendo, com o objetivo de imunizar, pelo menos, 90% das pessoas que integram os grupos prioritários.

A respeito dos participantes dessas categorias estão: pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 6 anos; gestantes; puérperas; povos; indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Como também já está disponível a dose da bivalente em Goiânia para todos os grupos prioritários. Esses são: Pessoas acima de 60 anos; Gestantes e puérperas; Pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores dessas instituições; Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos; Indígenas, quilombolas e população ribeirinha a partir de 12 anos; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos; população privada de liberdade a partir de 18 anos de idade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Dessa forma, os goianos que desejam e já podem se vacinar devem procurar os locais de vacinação de rotina. Como as Unidades de Saúde da Família por quase toda a cidade, o Centro Municipal de Vacinação, CAIS´s e UPA´s.

Veja Também