Governo afirma que evasão escolar caiu 54% em Goiás

Dados são de pesquisa realizada entre 2018 e 2021

Postado em: 18-04-2023 às 15h24
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo afirma que evasão escolar caiu 54% em Goiás
Dados são de pesquisa realizada entre 2018 e 2021 | Foto: Divulgação/Secom

O governo de Goiás informou nesta terça-feira (18) que o estado registrou uma das menores taxa de evasão escolar, em 2021. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), houve uma redução de 54% comparado a 2018. O levantamento da pasta, referente ao período entre 2018 e 2021, aponta que o número de jovens que abandonaram os estudos de um ano para outro caiu de 77.879 para 35.696.

Para o governador Ronaldo Caiado, este dado é fruto dos investimentos e políticas púbicas na área da Educação. De acordo com ele, melhorias na infraestrutura, instalação de laboratórios e bolsas estudantis para alunos do Ensino Médio contribuíram para isso. “Tudo isso faz o jovem acreditar na educação e ficar no colégio. Essa evasão [menor] é um reflexo da política que conseguimos implantar”, declarou.

Entre os pontos creditados estão as bolsas estudantis, que fazem parte de alguns programas, como Jovem Aprendiz e Bolsa Estudo. Para receber o benefício mensalmente, o aluno precisa cumprir alguns requisitos, sendo um deles atingir uma frequência mínima nas aulas. Atualmente, o valor da Bolsa Estudo é de R$ 111,92 mensais.

Continua após a publicidade

Além disso, o governo responsabiliza as novas estruturas das escolas. Para a Seduc, a implantação de laboratórios de física, química, biologia e informática nas instituições permitiu que mais aulas práticas fossem ministradas, o que deu maior ânimo para os alunos.

“Quem trabalha nesse ramo percebe que muitos estudantes aos 16 anos têm uma tendência a não acreditar na educação, que ela não terá utilidade, mas estamos mostrando que todos podem vencer na vida, escalar novos patamares”, completou Caiado.

Leia também: Sine Goiânia oferta 879 vagas de emprego nesta semana

Veja Também