Mais de 800 famílias estão sob risco de despejo em ocupação de Aparecida de Goiânia

Moradores do local aguardam negociações, que podem tirá-los ou não do local

Postado em: 19-04-2023 às 10h00
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 800 famílias estão sob risco de despejo em ocupação de Aparecida de Goiânia
moradores do local aguardam negociações, que podem tirá-los ou não do local | Foto: Ilustrativa/MLB

Aproximadamente 800 famílias que moram na ocupação Alto da Boa Vista, que fica em Aparecida de Goiânia, estão sob risco de despejo. A liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para a suspensão dos despejos durante a pandemia, chegou ao fim em outubro de ano passodo. Agora, os moradores do local aguardam negociações, que podem tirá-los ou não do local.

O Comitê Goiano de Direitos Humanos e o Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos de Goiás consideram positivo como as negociações ocorrem de forma pacifíca envolvem diálogo com a comunidade. Durante uma visita ao local, representantes da Prefeitura de Aparecida de Goiânia e da Secretaria Municipal de Habitação manifestaram interesse em promover a regularização fundiária, incluindo a aquisição da área.

A compra do terreno seria possível por meio de um consórcio formado pelos governos federal, estadual e municipal para garantir a habitação das 800 famílias. A Agehab também sinalizou positivamente sua participação na solução. Apesar do resultado considerado positivo pela Comissão, as famílias não devem ser despejadas sem alternativas ou políticas públicas de habitação. Os moradores estão apreensivos com as decisões futuras e aguardam uma solução que garanta seu direito à moradia.

Veja Também