Quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura determina instalação de guarita, concertina e portões eletrônicos em escolas de Goiânia

As medidas de segurança foram determinadas no mesmo dia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que escolas não devem se transformar em prisões

Postado em: 19-04-2023 às 08h19
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura determina instalação de guarita, concertina e portões eletrônicos em escolas de Goiânia
As medidas de segurança foram determinadas no mesmo dia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que escolas não devem se transformar em prisões | Foto: Secom

A Prefeitura de Goiânia adotou, nesta semana, novas medidas na intenção de coibir a incidência de ameaças e violências nas unidades de ensino da capital. Entre elas, estão a implementação ou reforma de portões eletrônicos no acesso de entrada de carros, instalação de concertina, construção ou adequação de guarita.

As medidas de segurança foram determinadas no mesmo dia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que escolas não devem se transformar em prisões e que elevar muros e instalar detectores de metais não é a solução.

Em ofício circular enviado às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a prefeitura orienta também que alunos a partir do 5º ano do ensino fundamental não poderão usar mochilas. Ainda está previsto o monitoramento de pessoas dentro das instituições e revista de materiais.

Continua após a publicidade

As novas medidas repassadas às escolas e Cmeis proíbem a entrada de pessoas com capacetes e jaquetas dentro das unidades, e veta o acesso de fornecedores, pais e visitantes no horário do recreio.

Botão do pânico

Segundo o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, as medidas incluem, ainda, a implantação de sistema de alerta denominado “Botão do Pânico” e de outros mecanismos de segurança.  “A orientação é para que os recursos, enviados por meio do Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais, sejam utilizados na instalação de alarmes e câmeras de segurança interligadas e monitoradas pela GCM”, explica Bessa.

Lista das medidas

Confira as novas medidas anunciadas pela Secretaria Municipal de Educação:

  • As unidades devem realizar o controle e monitoramento da entrada de pessoas no ambiente escolar. Para isso, deve-se designar servidores (agente de apoio educativo, preferencialmente) para controlar e identificar a entrada de pessoas. Os dados devem ser anotados para fins de registro e controle, com apresentação de documento de identificação pessoal.
  • As unidades educacionais devem acompanhar de perto a necessidade da entrada de ex-alunos no ambiente escolar.
  • As unidades não devem permitir a entrada de pessoas utilizando capacetes e jaquetas.
  • Proibida a entrada e saída de pessoas no horário do recreio, nem mesmo de fornecedores, pais e visitantes.
  • As unidades devem utilizar os recursos financeiros já destinados para reformas e adequações que impactam no aumento da segurança das unidades, dentre elas: instalação de portões eletrônicos no acesso de entrada de carros, instalação de concertina, construção ou adequação de guarita, etc.
  • Para melhor controle e segurança dos estudantes, está suspensa a entrada dos pais ou responsáveis nas escolas para levar os filhos ou buscá-los na porta da sala de aula.
  • Suspensão temporária do uso de mochila para os estudantes a partir do 5º ano.

As medidas foram elaboradas a partir de orientações de órgãos de segurança pública e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia, que promove, desde o dia 05 de abril, a Operação Escolas Sem Violência. A iniciativa, que consiste no monitoramento das unidades educacionais, conta com o apoio de 800 agentes e 105 viaturas.

Veja Também