Saúde confirma mais seis mortes por Influenza em Goiás e chega a 11 vítimas fatais pela doença

Apesar do aumento de casos e mortes, menos de 8% do público-alvo estimado procurou os postos de vacinação

Postado em: 19-04-2023 às 10h58
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Saúde confirma mais seis mortes por Influenza em Goiás e chega a 11 vítimas fatais pela doença
Apesar do aumento de casos e mortes, menos de 8% do público-alvo estimado procurou os postos de vacinação | Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou mais seis mortes causadas por Influenza, na manhã desta quarta-feira (19/4), em Goiás. Com o registro das novas mortes, o Estado chega a 11 vítimas pela variação grave da gripe, sendo quatro mortes por H1N1, seis por Influenza B linhagem Victoria e uma também por influenza B com linhagem que ainda não foi identificada.

De acordo com SES, dentre as pessoas que perderam a vida para a linhagem Victoria (ou Influenza B), duas tinham menos de dois anos de idade, três na faixa etária entre 10 e 19 anos e uma sexta com idade entre 20 e 29 anos. A vítima contaminada pela linhagem que ainda não foi identificada foi uma idosa de mais 60 anos.

Das 11 mortes, quatro foram provenientes da H1N1, ou Influenza A. As vítimas são uma criança de menos de 2 anos, dois adultos entre 40 e 49 anos e um outro entre 50 e 59 anos.

Continua após a publicidade

Leia também: Influenza eleva casos de síndrome respiratória aguda em crianças

Baixa cobertura

A pasta lançou, nesta semana, uma campanha publicitária para mobilizar a população do Estado a se vacinar contra a influenza, doença respiratória altamente contagiosa que pode levar a complicações graves, especialmente em grupos prioritários. No entanto, apesar da antecipação do início da imunização para o dia 4 de abril, a procura pelos postos de vacinação continua baixa.

Atualmente, 155.155 pessoas se vacinaram, o que equivale a apenas 7,47% do público-alvo estimado. Goiás registra hoje 115 casos confirmados de Srag por influenza, com cinco óbitos confirmados. O Dia D será no sábado (06/05), quando postos de saúde de todo o estado estarão abertos para a vacinação. A imunização segue até o dia 31 de maio.

Veja Também