Erosão ameaça engolir casas em Anápolis; caso já tem 10 anos

Moradores se sentem desamparados pela administração local

Postado em: 19-04-2023 às 16h30
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Erosão ameaça engolir casas em Anápolis; caso já tem 10 anos
Moradores se sentem desamparados pela administração local | Foto: Divulgação

Moradores do Residencial Gabriela enfrentam problema com “buraco” na região desde 2013. Após 10 anos, o que era um simples buraco tornou-se uma cratera, que coloca em risco a integridade das casas que ficam nas proximidades. A erosão apresenta 30 metros de profundidade, 180 de comprimento e 60 de largura.

De acordo com os moradores do bairro, a prefeitura do município nunca tomou providências quanto a este problema. Eles contam que frequentemente fazem reclamações sobre a cratera para a administração pública, mas nada acontece.

Em relato para o portal Mais Goiás, Renato Godoi, mecânico de máquinas de costuras, explica que o caso ganhou uma proporção maior em 2017. Segundo ele, em decorrência das fortes chuvas na cidade em 2023, a erosão adquiriu dimensões ainda maiores. O morador se sente esquecido pelo poder público.

Continua após a publicidade

“A cada chuva, o buraco aumenta mais. A rua foi interditada, mas nós, moradores, que improvisamos a interdição com galhos. São 8 casas diretamente ameaçadas. Nosso medo principal é de perder nossas residências ou pior: ela [erosão] avançar rápido de tal forma que não consigamos sair de nossas casas a tempo”, desabafou o mecânico.

Confira a atual situação do “buraco”:

Vídeo: Reprodução
Vídeo: Reprodução

Godoi conta que a prefeitura já prometeu inúmeras vezes que faria obras no local, contudo, quando acaba o período de estiagem, eles aparecem para informar que o trabalho foi adiado. A explicação das autoridades é de que as obras não podem acontecer devido ao período chuvoso.

Outra moradora do setor afirma que está temerosa. Ela explica que a vida toda quis ter uma casa própria, mas que hoje vê seu sonho correr risco em razão desta cratera formada na frente de sua casa. Ela disse que a sua residência é a que fica mais próxima da erosão e que ela e o marido precisam sair toda vez que a chuva ameaça cair.

Leia também: Operação Escola Segura apreende 10 adolescentes por ameaças

Veja Também