INSS deve utilizar o WhatsApp para comunicação com segurados

O órgão começará em breve a testar um serviço de comunicação pelo WhatsApp, o que servirá para auxiliar a comunicação com os beneficiados

Postado em: 22-04-2023 às 08h51
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: INSS deve utilizar o WhatsApp para comunicação com segurados
Órgão começará em breve a testar um serviço de comunicação pelo WhatsApp | Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social, pretendem utilizar aplicativo de mensagem (WhatsApp) para se comunicarem com aposentados e pensionistas. A iniciativa terá o teste de um mês e tem o objetivo de melhorar a comunicação entre a instituição e o público. Além disso, o serviço deve ser ampliado para atender inúmeros serviços como o do Cadastro Único, tornando a comunicação cada vez mais viável. 

Este novo canal de comunicação será utilizado para informar os segurados sobre serviços como agendamento de perícias, andamento de pedidos e orientações gerais sobre auxílios, aposentadorias e pensões. Porém ainda não foram anunciados mais detalhes, mas possíveis acordos de Cooperação Técnica, entre os Ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social, Marinha e Desenvolvimento Agrário, devem ser realizados. Com o objetivo de promover o compartilhamento de dados para atender a vários benefícios disponibilizados pelo Governo Federal. 

A iniciativa foi anunciada na última segunda-feira (17/04), pelo Ministro da Previdência, Carlos Lupi, durante uma reunião com gestores do INSS na sede da Gerência-Executiva Fortaleza (CE). No evento também estavam presentes o superintendente regional do INSS no Nordeste, Rogerio Souza, os gerentes-executivos Francismar Lucena (Fortaleza), Robson Fonseca (Sobral) e Emerson Callou (Juazeiro do Norte). Ademais, Lupi, foi apresentado ao panorama da Previdência no estado, com 90 Agências da Previdência Social ativas, que cobrem 184 municípios. 

Continua após a publicidade

O chefe da pasta não deu mais detalhes sobre como será utilizada a ferramenta, a extensão dos serviços nessa fase de teste, nem a data definida para o início. Mas explicou seu objetivo com essa iniciativa de aproximação: “Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão. O aplicativo será testado por um mês como uma ferramenta de interação com a população”.  Como também deseja, “humanizar mais o INSS. Mudar nossa imagem reduzindo essa espera. É a minha principal tarefa: resgatar a imagem do INSS”, completou ele. 

Veja Também