Goiás é 4º estado com maior crescimento no ramo turístico

Segundo IBGE, o estado está entre os líderes no crescimento turístico no Brasil

Postado em: 24-04-2023 às 08h32
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás é 4º estado com maior crescimento no ramo turístico
Viagens de negócios representam dois terços dos viajantes que vem até Goiânia | Foto: Divulgação/STAY

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou Goiás como um dos estados brasileiros onde o turismo mais cresceu em janeiro deste ano. Dessa forma, revelando que as cidades do estado estão conseguindo atrair turistas, pelos aumentos recentes nos números de voos, gastronomia variada, grandes shows e festivais e crescimento da rede hoteleira. Mas apostando principalmente no público que realiza viagens a negócios e desfruta das opções de lazer que o local oferece. 

A pesquisa é referente ao mês de Janeiro de 2023, e constatou que a atividade turística em Goiás cresceu 5,2% em comparação a dezembro do ano anterior. Assim, apontando o estado como o quarto lugar no ranking de mais crescimento no Brasil. Nesse sentido também está a perspectiva da Goiás Turismo de que o setor movimente mais de R$ 1 bilhão, durante este ano, essa se baseia no crescente número de turistas de eventos, negócios e compras no estado.

Estas estatísticas e apostas, são reforçadas pelo estilo de viagem bleisure, que se caracteriza por uma viagem a negócios com a experiência do lazer (business + leisure = bleisure). Nesse sentido, explica a vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Goiás (ABIH-GO), Vanessa Pires Morales, “É um viajante que busca experiência, comunidade e conforto, mesmo em um compromisso empresarial”. Dessa forma fortalecendo os serviços da cidade em que realiza seus contatos de trabalho. 

Continua após a publicidade

Conforme a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), em fevereiro deste ano, as viagens bleisure movimentaram R$ 908 milhões. Este valor corresponde a um aumento de 76% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Dessa forma, revelando que o turismo de negócios que em Goiânia assiste dois terços dos viajantes, não ocorre de maneira sazonal, sendo uma aposta mais segura e estável, pois é presente em todo o ano.

Desse modo, as áreas de prestação de serviço, como bares, restaurantes, comércios, passeios e etc, podem capitalizar boa parte do rendimento que esses turistas destinam à viagem. Ademais, o principal beneficiado é a rede hoteleira, conforme aponta a PNAD Turismo.  Assim, o ramo a cada dia apresenta mais soluções para os clientes, com o objetivo de fidelizar a clientela. 

Dessa forma, a empresa goiana especializada em hospitalidade, STAY, flexibilizou as opções de locação, com flats e apartamentos que podem oferecer especificidades diferentes para públicos diversos. Além de tamanhos e preços, ela também aposta em opções como  quartos equipados como uma estrutura de mini cozinha com utensílios, eletrodomésticos, entre outros, com o intuito de que o hóspede se sinta em casa. 

De acordo com Vanessa Morales, essas inovações são substanciais para que os empresários consigam garantir a clientela. “Esse estilo de hospedagem é vantajoso para quem loca os flats e apês e é rentável para o proprietário do imóvel. Há muita demanda por esse tipo de estadia, que oferece comodidades semelhantes às dos hotéis e pousadas. Esse modelo novo em relação à locação tradicional diminui as chances de o imóvel ficar vazio; ao contrário: rentabiliza mais para o dono, se tornando um investimento seguro”. 

Portanto, o cliente procura um serviço hoteleiro que atenda suas necessidades de uma acomodação confortável, uma vez que está constantemente viajando a trabalho e pretende descansar. Dessa forma ela completa: “É uma parcela de pessoas que busca comodidade sem burocracia. Ela quer juntar o conforto do hotel com o aconchego do lar, já que passa muito tempo longe de casa”.

Veja Também