Educação infantil é foco para transformar realidade de municípios com baixo IDH

Responsável pela avaliação, Inep já destaca que investimento pode trazer resultados positivos

Postado em: 24-04-2023 às 11h02
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Educação infantil é foco para transformar realidade de municípios com baixo IDH
Responsável pela avaliação, Inep já destaca que investimento pode trazer resultados positivos | Foto: Divulgação/ Prefeitura de Goiânia

Com o objetivo em elevar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) escolas do Paraná, Santa Catarina, Goiás, já estudam formas de intensificar a qualidade de ensino em educação infantil. Desde 2015, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sistema de Ensino Aprende Brasil, do Grupo Positivo, vem trazendo resultados significativos. No Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, regiões como Adrianópolis em Curitiba, já alcançam média acima da projetada por dois anos consecutivos, para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

O resultado de 2021 referente a cidade ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação. Porém, a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, revela que os investimentos feitos na Educação Básica são fruto de um planejamento mais amplo, com o objetivo de transformar municípios em uma referência nacional em termos de ensino e aprendizagem. “Educação é processo. Já avançamos alguns níveis em direção aos indicadores educacionais que queremos para a nossa cidade [Adrianópolis]”, afirma.

Embora haja ações focais direcionadas à Educação Infantil, os bons resultados só são possíveis porque o trabalho é desenvolvido com todos os estudantes que estão sob a tutela da rede municipal, ou seja, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além dos livros didáticos com diversos recursos digitais, também está à disposição dos educadores um completo e seguro ambiente virtual de aprendizagem: o Aprende Brasil Digital, sistemas de gestão e avalição e formação continuada constante aos educadores

Continua após a publicidade

A coordenadora pedagógica do sistema, Angela Biscouto, explica que os materiais disponibilizados são importantes porque promovem a “equidade do currículo escolar, ampliando e consolidando os direitos de aprendizagem dos alunos da rede municipal”. Ela acrescenta que esses recursos contribuem com a formação docente e proporcionam avaliações consonantes. “Acreditamos que as crianças são o futuro não apenas como uma metáfora, mas de forma concreta. Se investirmos nelas o tempo e o método adequados, elas poderão enxergar novos caminhos e formas de trilhar a própria história e, consequentemente, modificar o ambiente em que vivem”, finaliza Damila.

Leia também: Homem é preso em flagrante com cocaína e comprimidos de ecstasy no Parque Atheneu, em Goiânia

Veja Também