Meia-Tarifa começa a atender linhas que circulam internamente na capital

Chegou a mais um Terminal de Aparecida as vantagens da Meia-Tarifa, e os moradores reclamam por não saber utilizar

Postado em: 25-04-2023 às 09h00
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Meia-Tarifa começa a atender linhas que circulam internamente na capital
Chegou a mais um Terminal de Aparecida as vantagens da Meia-Tarifa, e os moradores reclamam por não saber utilizar | Foto: Reprodução

O programa Meia-Tarifa, em que os passageiros pagam R$ 2,15 na passagem para circular dentro da própria cidade, teve ampliação na última sexta-feira (21/04) em Aparecida de Goiânia. Neste sentido, chegando a mais um terminal na cidade, e incluindo sete novas linhas à iniciativa. Porém apesar de já fazerem quatro meses que o programa está em vigor, os moradores ainda não têm conhecimentos básicos sobre como podem usufruir.

A meia-tarifa,é um benefício social no valor de R$ 2,15 destinado à população usuária de linhas alimentadoras do transporte público coletivo de municípios da região metropolitana de Goiânia e já está em operação em Senador Canedo desde 2022, e chegou a Aparecida em 07 de janeiro,  entre outras cidades como Nerópolis, Goianira e Trindade. 

Dessa forma, o morador ao embarcar em uma das 32 linhas que estão incluídas no benefício paga metade do valor da passagem, estas linhas são exclusivas de circulação dentro da própria cidade. Dessa vez o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida, foi incluído no programa, com início no dia 21 deste mês, o terminal agora é aberto e as validações de passagem são realizadas dentro dos ônibus, assim sendo os embarques devem ocorrer pela porta da frente do ônibus. 

Continua após a publicidade

Informação

Os moradores de Aparecida, atualmente tem o benefício ao utilizarem as seguintes linhas no transporte público: 502; 503; 515; 519; 525 e 562. Porém muitos afirmam que não sabem como usufruir desse por falta de informação. Como a estudante Larissa Gonçalves moradora do bairro Veiga Jardim em Aparecida, “Pego o ônibus quase diariamente para me locomover dentro da própria cidade e tomei conhecimento do programa meia-tarifa apenas hoje (24/04)”. 

“Moro há duas quadras do Terminal Veiga Jardim e sempre entrei normalmente, não há fiscais ou seguranças no local para explicar como usar o bilhete único de forma que eu aproveite a meia-tarifa, dentro das linhas de ônibus, também não bilhetes informativos”, completou ela. Assim ressaltando um problema que tem sido presenciado na vida dos moradores da cidades, o desconhecimento sobre o benefício e a falta de informação em como utilizá-lo. 

Funcionamento

Com a chegada da Meia-Tarifa, os terminais que participam do benefício passam a ser abertos, sem linhas de bloqueio e sem catracas nas entradas, ou seja, em Aparecida são: Terminal Vila Brasília; Terminal Maranata; Terminal Araguaia e Veiga Jardim. Assim, os passageiros devem entrar pela porta da frente e fazer a validação de seu cartão, para ser contemplado com o pagamento apenas da metade do valor da passagem. 

Além disso, as linhas 006, 008, 010, 650, 651, 616, 971 sentido Terminal Araguaia e 975 o acesso ao ônibus será feito por meio de pagamento pré-embarque na área segregada dentro do Terminal Veiga Jardim. Desse modo, o embarque nessas linhas, em exceção, serão realizados pelas portas traseiras. 

Outra ocasião é quando o passageiro está em uma linha com meia-tarifa e precisa realizar a integração em outra linha que não faça parte das sete linhas contempladas com a Meia Tarifa. Nesta ocasião, se deve fazer uma nova validação do cartão, e serão debitados mais R $2,15, assim completando o valor da passagem para o resto da viagem. Ademais, os pagamentos das viagens devem ser realizados com uso do Bilhete Único para que o passageiro tenha a garantia do benefício. Para o usuário do serviço de transporte público, utilizar a vantagem, não há necessidade de um novo cadastramento ou cartão diferente. 

Além disso, o passageiro ainda poderá usar o Bilhete Único como benefício para mais viagens gratuitas, por um período de até 2h30, contando a partir da sua primeira validação. Outra vantagem será para os estudantes que possuem o Passe Livre Estudantil, estes quanto utilizarem as linhas com a Meia Tarifa, poderão usufruir de duas horas e meia de integração.

Veja Também