Reforço da GCM ao trânsito é considerado positivo pela corporação

GCM tem atuado na fiscalização de trânsito de Goiânia, e considera já está obtendo resultados positivos

Postado em: 28-04-2023 às 08h41
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Reforço da GCM ao trânsito é considerado positivo pela corporação
Precisamos de um trânsito mais seguro e com melhor fluidez”, afirma o subcomandante da GCM, Danilo César Fonseca | Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

O trânsito de Goiânia é constantemente uma reclamação para os moradores da capital, com mais de 1 milhão de multas sendo aplicadas ano passado, para reforçar a fiscalização deste a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Prefeitura de Goiânia e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) realizaram uma parceria para que os guardas da GCM possam atuar na fiscalização do trânsito da capital em 13 de março deste ano. Com o objetivo de reduzir o número de mortes e de infrações no trânsito. Dessa forma, para a corporação já é visível o resultado desejado.

Nesse sentido, o secretário executivo da Prefeitura Municipal de Goiânia e subcomandante da GCM, Danilo César Fonseca Gomes considera que a parceria tem sido positiva para a cidade. “Temos um balanço favorável pois participamos de várias operações de educação no trânsito com orientação ao motorista da capital, até final do mês de maio queremos diminuir os números de crimes de trânsito em conjunto com os outros órgãos competentes em parceria”, explica ele.

Os guardas que efetivam este trabalho estão assegurados pelo estatuto das guardas municipais, como informou o Comandante da GCM, Wellington Paranhos. Ademais, para a efetivação desse trabalho, houve a capacitação de 100 agentes pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), com carga horária de 200 horas. “Para trazer um serviço de excelência à população goianiense” completou o subcomandante. 

Continua após a publicidade

Além disso, o secretário executivo explicou como estão sendo desempenhadas as atribuições aos agentes: “Na verdade foi criada a coordenadoria de trânsito com 40 agentes e os demais trabalharam nos seus respectivos locais, fazendo patrulhamentos preventivos e quando se depararem com um ilícito irão autuar”. Isto é possível pois os guardas têm acesso a todos os dados cadastrais dos veículos e motoristas e podem realizar atualizações no sistema

Sobre o tempo que a colaboração tem sido efetiva, ainda não existe um número total de infrações e multas registradas, como afirma Danilo César, “Não temos ainda a quantidade pois estamos aguardando finalizar o mês para quantificar todos os autos”. Em relação às expectativas de resultados ele se mostra confiante, “Com toda certeza vamos melhorar trazendo mais segurança e atuando preventivamente com educação no trânsito, precisamos de um trânsito mais seguro e com melhor fluidez”.

Em relação aos recursos arrecadados com multas, este poderá ser utilizado pela GCM para compra de equipamentos e materiais utilizados para executar as atividades, assim retornando para auxiliar nos serviços que já estão sendo efetivados.

Veja Também