Hospital de Formosa faz 2ª captação de órgãos para transplantes

O Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad realizou a segunda captação de órgãos na unidade, na sexta-feira (28).

Postado em: 30-04-2023 às 15h47
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Hospital de Formosa faz 2ª captação de órgãos para transplantes
Foto: Governo de Goiás

O Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad realizou a segunda captação de órgãos na unidade, na sexta-feira (28). O HEF teve o apoio do Serviço Aéreo do Estado de Goiás e Força Aérea Brasileira para captar fígado, rins e córneas doados. A doadora era uma paciente de 45 anos, que teve morte encefálica após um AVC.

Sendo assim, a gerente de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, Katiuscia Freitas, informou que o governo capacita profissionais nos hospitais para que estejam aptos para a abordagem nestes momentos. Desse modo, ela revela que os rins e as córneas serão destinados para pacientes de Goiás, enquanto o fígado para um paciente no Rio de Janeiro.

Ademais, o coordenador médico da UTI do HEF, Oliver Vila Nova, explicou como funciona o processo. De acordo com o médico, o procedimento se inicia na identificação e manutenção do potencial doador, após o diagnóstico de morte encefálica e entrevista familiar. Porém, ele destaca que o acolhimento da família é crucial para uma afirmação positiva de doação.

Continua após a publicidade

Acolher uma família no momento da dor da perda e resultar no aceite é um processo delicado e exige muita ação da nossa equipe, que está preparada e capacitada para esse momento” afirma o coordenador médico. A diretora administrativa da unidade, Ana Brito, expõe que toda a operação envolveu duas equipes externas com oito pessoas. “Nosso hospital é 100% SUS e a importância é macro. Ressalto a sensibilidade da família em autorizar a doação, o acolhimento é fundamental para uma afirmação positiva de doação”, conclui.

A primeira captação de órgãos na unidade ocorreu em 4 de fevereiro. Na ocasião, os órgãos captados eram rins e córneas, após a constatação da morte encefálica da doadora de 74 anos.

Leia também:

Veja Também