Céu livre de nuvens de chuva pode levar a temperaturas altas, aponta previsão

O frio esperado para maio pode demorar para chegar, enquanto isso os goianos devem se preparar para temperaturas mais elevadas e fim das chuvas

Postado em: 02-05-2023 às 08h21
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Céu livre de nuvens de chuva pode levar a temperaturas altas, aponta previsão
O frio esperado para maio pode demorar para chegar, enquanto isso os goianos devem se preparar para temperaturas mais elevadas| Foto: Anna Letícia Azevedo

O mês de Maio iniciou, e com ele a expectativa da população goianiense pelos dias em que o tempo fica mais ameno com presença de temperaturas mais baixas. Porém esta realidade não foi presenciada no dia primeiro do mês e não deve ser sentida tão rapidamente como informado pelas previsões meteorológicas. Estas têm demonstrado que este outono pode marcar um período quente e bastante ensolarado em Goiás, causado pelo fim das chuvas e início do período de estiagem.

Dessa forma, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO), André Amorim, explica o que está havendo com o tempo e o porquê do frio ainda não ter chegado a Goiânia. Assim sendo, ele pontuou sobre o fim do período de chuvas e início da estiagem que marca a época seca em Goiás. 

“Então nós temos a seguinte situação: um período chuvoso que realmente já finalizou, algumas pancadinhas de chuva durante a semana, mas não uma expectativa de nós estarmos retornando e sim avançando para o período seco, quando você não tem as chuvas o céu fica limpo e o sol incide diretamente na superfície. Ele esquenta a superfície terrestre, e então são os objetos também que estão sobre essa superfície, o solo, o asfalto, o concreto, as casas, apartamento, então tudo principalmente nas cidades onde você forma até pequenas ilhas de calor”, explica André Amorim.

Continua após a publicidade

Além disso, ele pontua sobre as variações de temperaturas que podem ser presenciadas durante esta primeira semana de maio. “Se você observar pela manhã está dando aquele friozinho, nas primeiras horas do dia, por volta das seis, sete horas da manhã. Nós temos uma leve redução, então a amplitude térmica, você sai de uma temperatura de 17ºC até 30°C ou 32°C, então quase que você nós estamos dobrando as temperaturas”, menciona ele. 

Essa amplitude nas temperaturas de acordo com o André Amorim é uma das características para este período do outono na região de Goiás. Assim sendo, o fim das chuvas causa uma maior incidência solar o que aumenta as temperaturas durante o dia, mas que ainda podem ter queda durante a madrugada e manhãs. Dessa forma ele conclui sobre as previsões para a semana: “Ainda não visualizamos nenhuma entrada de uma massa de ar polar para derrubar a temperatura”. 

Previsão 

Para o estado de Goiás o informativo realizado pelo CIMEHGO, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável “SEMAD” e Sala de Situação de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais, aponta que hoje (02/05) o predomínio será de sol em várias regiões, mas devido combinação calor e umidade com destaque para região norte e nordeste do Estado, pode ocorrer a possibilidade pancadas de chuvas em áreas isoladas. Mas o tempo predominante será a espera de temperaturas superiores a 32º C, sendo a região norte e oeste de Goiás as mais quentes com 35ºC de previsão.

Assim como na capital goiana, que irá apresentar temperaturas elevadas podendo chegar aos 31ºC e umidade relativa do ar, variando entre 35% a 95%, o nascer do sol será às 06:29hs e o pôr do sol às 17:58 hs. Dessa forma, com a temperatura mínima chegando a 18ºC marcando a manhã mais amena, como colocada por André Amorim.

Veja Também