Projeto inovador tem terapias contra câncer de mama e de próstata

Estudo tem a meta de acompanhar 90 mulheres e 90 homens em tratamento. Lançamento está agendado para o dia 22 de maio na Câmara Municipal de Goiânia

Postado em: 21-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto inovador tem terapias contra câncer de mama e de próstata
Estudo tem a meta de acompanhar 90 mulheres e 90 homens em tratamento. Lançamento está agendado para o dia 22 de maio na Câmara Municipal de Goiânia

Victor Lisita*

O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), lança amanhã (22) um projeto de pesquisa que promete ser inovador no tratamento de câncer de mama e de próstata. A intenção é avaliar a eficácia do Protocolo de Bem-Estar Integrativo no Cuidado do Câncer, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Saúde Integrativa em Oncologia (Isionco) e que funciona como complemento à terapia convencional. A solenidade está marcada para às 09 horas no Auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia.

Continua após a publicidade

O projeto é uma parceria do Cremic com o Isionco para possibilitar que indivíduos em tratamento de câncer de mama e de próstata tenham a oportunidade de usufruir dos benefícios de diversas terapias integrativas para melhoria do próprio bem-estar e qualidade de vida. Durante o lançamento, haverá uma palestra informativa sobre o estudo, ministrada pela Dra. Carla Valéria Rodrigues, diretora geral do Instituto. 

A entrada para o lançamento é gratuita e estão convidadas pessoas interessadas em participar do projeto, como pacientes e familiares, para se informarem, participarem de uma triagem e, por fim, realizarem as inscrições. A coordenadora de Ensino e Pesquisa do Cremic, a farmacêutica Renata Carneiro, explica que é imprescindível que os candidatos interessados em participar tenham no mínimo 18 anos e estejam realizando tratamento convencional do câncer. O projeto terá a duração de seis meses e tem previsão para começar em junho de 2018.

O estudo tem a meta de acompanhar 90 mulheres que estão em tratamento para o câncer de mama e 90 homens que fazem tratamento para o câncer de próstata. Entre as terapias, oferecidas gratuitamente aos participantes do projeto de pesquisa, estão acupuntura, auriculoterapia, meditação, massagem, reiki, musicoterapia, Ioga, psicologia, florais, oficinas de bem-estar, entre outras.

Os interessados serão sorteados para um dos dois grupos de estudos e atividades gratuitas. O primeiro consiste em terapias práticas integrativas semanais como complemento ao tratamento convencional da doença. Esse contato aborda todos os aspectos de um indivíduo: físico, mental, emocional, social e espiritual. Renata Carneiro frisa que tais atividades possuem comprovação científica de segurança e eficácia. Já o segundo grupo terá atividades direcionadas para círculos de leitura e vídeos voltados para o bem-estar. 

*Victor Lisita é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje, sob a supervisão de Naiara Gonçalves. 

Veja Também