Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Prefeitura de Goiânia mapea problemas estruturais da cidade e inicia serviços

Empresa Mapzer Inteligência foi contratada para mapear problemas na infraestrutura de Goiânia e otimizar os serviços realizados pela Seinfra

Postado em: 03-05-2023 às 08h14
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Goiânia mapea problemas estruturais da cidade e inicia serviços
Empresa foi contratada para mapear problemas na infraestrutura de Goiânia e otimizar os serviços realizados pela Seinfra | Foto: Divulgação/Seinfra

A empresa Mapzer Inteligência realizou um levantamento em Goiânia de problemas de infraestrutura na cidade. Assim sendo, o mapeamento da capital, revelou um decréscimo no número de buracos em 33% em abril em relação a março, entre outros que foram identificados. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), acredita que o uso desta tecnologia facilita e melhora a atuação dos trabalhos de conservação da cidade.

A Mapzer é uma startup nacional de tecnologia, de inteligência artificial que utiliza um veículo equipado com uma câmera de alta resolução, sensores especiais e Inteligência Artificial. Estes fazem o mapeamento urbano, identificando diferentes ocorrências na infraestrutura de uma cidade. Nesse sentido, a empresa apresentou o relatório com as informações de 21 tipos de problemas encontrados na cidade, e a comparação entre abril e março deste ano.

Sendo eles, a ocorrências de buracos que representou no primeiro mês 15,43% e no segundo 12,65%; sinalização irregular que caiu de 10,51% para 8,99%; placa de comércio irregular era 9,53% e foi para 7,31%; bueiro irregular foi de 0,84% para 0,67% e asfalto irregular foi de 0,09% para 0,04%, entre outros fatores de infraestrutura irregular na cidade. Já as ocorrências de placas irregulares se mantiveram em índice igual nos dois meses, sendo 1,49%.

Continua após a publicidade

Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Seinfra, realizou a contratação da Mapzer, pelo valor total de R $2.412.004,20, e duração de 12 meses, que iniciou-se em 28 de fevereiro de 2023, entrando em operação efetiva no dia 06 de março. Para que a empresa fornecesse os dados necessários para o levantamento das demandas urbanas da capital, assim facilitando o serviço realizado pela secretaria.

Sobre os serviços, Denes Pereira, titular da Seinfra, afirmou que “O uso da tecnologia para mapear os problemas otimiza o trabalho de zeladoria da cidade. Agora, nossos caminhões com asfalto e nossas equipes podem ir direto onde está o problema e resolvê-lo de forma rápida”. Dito isso, esclarecendo os objetivos da contratação.

Em Goiânia o serviço é realizado por quatro veículos com câmeras de alta resolução, sensores especiais e Inteligência Artificial (IA), que realizam o mapeamento urbano, identificando diferentes ocorrências. Conforme a Seinfra os dados fornecidos pela empresa são técnicos e imparciais, o que contribui para a eficiência da gestão pública dos municípios.

Veja Também