STF torna réus mais 200 investigados por atos golpistas e analisa denúncia de outros 250

Até o momento, 300 investigados se tornaram réus após decisão da Corte. Cerca de 1,3 mil pessoas foram denunciadas ao Supremo pela PGR

Postado em: 03-05-2023 às 10h20
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: STF torna réus mais 200 investigados por atos golpistas e analisa denúncia de outros 250
Até o momento, 300 investigados se tornaram réus após decisão da Corte. Cerca de 1,3 mil pessoas foram denunciadas ao Supremo pela PGR | Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus mais 200 denunciados envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro depredaram a sede dos Três Poderes.

O placar do julgamento virtual foi finalizado por volta das 23h desta terça-feira (3/4), com oito votos que seguiram totalmente o relator, ministro Alexandre de Moraes, pelo recebimento integral das denúncias.

André Mendonça e Nunes Marques divergiram parcialmente do relator e aceitaram a acusação somente para os acusados que participaram da depredação, não incluindo quem foi preso no quartel do Exército, em Brasília, um dia após os atos.

Continua após a publicidade

Até o momento, 300 investigados se tornaram réus após decisão da Corte. Cerca de 1,3 mil pessoas foram denunciadas ao Supremo pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Além do relator, votaram pelo recebimento das denúncias os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Luiz Fux e a presidente, Rosa Weber.

Leia também: STF decide se torna réus 250 acusados por atos de 8/1

Análise de mais 250 denúncias

Nesta quarta-feira, a Corte irá analisar mais um conjunto de denúncias apresentadas pela PGR que compõem mais 250 nomes.

Serão analisadas 200 acusações no inquérito que apura incitadores e autores intelectuais dos atos golpistas e 50 no inquérito que investiga os executores dos ataques.

O julgamento dos três lotes de denúncias a respeito de participações nos atos golpistas termina no dia 8 de maio, quando o STF já terá analisado 550 acusações.

Veja Também