200 mudas de árvores floríferas vão substituir jamelões na Vila Pedroso

Troca das espécies é devido as frutas que caem no asfalto e soltam óleo deixando a pista escorregadia

Postado em: 04-05-2023 às 08h33
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: 200 mudas de árvores floríferas vão substituir jamelões na Vila Pedroso
Troca das espécies é devido as frutas que caem no asfalto e soltam óleo deixando a pista escorregadia | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Goiânia concluiu nesta quinta-feira (04), o plantio de 200 mudas floríferas no canteiro central da Avenida Anápolis, na Vila Pedroso, região leste da capital. A ação faz parte do novo paisagismo da via que, em breve, terá os pés de jamelão existentes retirados, para evitar acidentes por conta do liquido que os frutos caídos na pista ocasionavam aos motoristas. 

“Utilizamos mudas de outras espécies já bem desenvolvidas, com alturas que variam de 1,60 a 1,80 metro. Dessa forma, atingem porte de árvore em menor tempo e, consequentemente, conseguiremos remover os jamelões mais rápido. Essa substituição é feita em toda a cidade, de forma gradual”, explica o engenheiro agrônomo da Comurg, Rafael Pacheco.

Quem comemora a iniciativa são os motoristas, e principalmente os motociclistas, que frequentemente sofriam pequenos acidentes com o deslizamento dos veículos na pista central da avenida. “Trocar essas arvores vai trazer mais segurança na hora da gente trafegar aqui na avenida, por que além de ser muito movimentada, é perigoso cair e ainda ser pego em cheio por um carro ou outro veículo”, conta Valdir Lima, motociclista de aplicativo de mobilidade. 

Continua após a publicidade

“Plantados há décadas em diversos pontos de Goiânia, os jamelões provaram ser, ao longo dos anos, má escolha para centros urbanos. Isso porque as frutas caem no asfalto e soltam um óleo que deixa a pista escorregadia. O problema se agrava no período da chuva, quando são registrados diversos acidentes com veículos que deslizam nas vias e não conseguem frear”, observa o presidente da Comurg, Alisson Borges. 

As espécies escolhidas para ocupar o lugar dos jamelões na Avenida Anápolis, por exemplo, são Pau-ferro, Escumilha-Africana, Caroba e Ipês. Embora o canteiro mais largo tenha ampliado as possibilidades de plantio, a Companhia de Urbanização optou por não utilizar espécies frutíferas, para evitar possíveis problemas futuros.

Outro exemplo é a Avenida Sonenmberg, no bairro Cidade Jardim, que também passa pelo processo de substituição de jamelões. A retirada da espécie frutífera já foi autorizada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), e a Comurg deve remover os 61 exemplares do canteiro da via nos próximos dias. As novas espécies plantadas no local são Escumilha-africana e Jacarandá-mimoso, num total de 84 mudas. 

Os jamelões só serão removidos quando as novas mudas plantadas estiverem em plenas condições de serem substituídas, atuando com eficácia na produção de oxigênio, no controle da temperatura e oferecimento de abrigo para pássaros. Assim, o impacto ambiental é menor, e Goiânia mantém o título de cidade mais arborizada do Brasil.

Dona Filomena Batista disse que vai sentir falta da sombra que as árvores forneciam na hora dela buscar o neto na escola, mas sabe que retirada e plantio de novas arvores vai diminuir os riscos. “Até eu já tinha caído nesse canteiro central da avenida na hora de atravessar. Mas logo essas plantas crescem e dão vitalidade pro setor de novo”, argumentou a aposentada. 

Enquanto os jamelões não são definitivamente retirados, a Comurg realiza a poda preventiva das árvores. “Atuamos regularmente na poda das laterais dos pés de jamelão para evitar que as copas invadam as vias. Ao fazer isso, os riscos de os frutos caírem no asfalto e provocarem acidentes são menores”, finaliza Alissson Borges.

Veja Também