Quinta-feira, 28 de março de 2024

Dois ex-servidores são investigados por corrupção em pagamento de impostos na Prefeitura de Morrinhos

Segundo Polícia Civil, ex-funcionários faziam baixa do pagamento no sistema do município, mas dinheiro era desviado

Postado em: 04-05-2023 às 10h50
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Dois ex-servidores são investigados por corrupção em pagamento de impostos na Prefeitura de Morrinhos
Segundo Polícia Civil, ex-funcionários faziam baixa do pagamento no sistema do município, mas dinheiro era desviado | Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Um ex-servidor da Prefeitura de Morrinhos foi preso e o outro foi alvo de busca e apreensão nesta quarta-feira (3), suspeitos de integrarem um esquema de desvio de pagamento de impostos e alienação de lotes que teriam gerado um prejuízo de R$ 3 milhões em cofres públicos. Segundo a corporação da Polícia Civil, o caso veio à tona após uma auditoria realizada pelo próprio município.

Além dos ex-funcionários, um cartório da cidade também é investigado por participação no esquema. Segundo nota da Prefeitura de Morrinhos, os responsáveis fazem parte da gestão passada e a atual gestão foi responsável, inclusive de identificar o esquema e denunciá-lo.

Delegado responsável pelo caso, explica que ao procurar a prefeitura para fazer o levantamento do valor pago de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóvies (Itbi), a pessoal era convencida a fazer o pagamento no mesmo local, com cheque ou dinheiro em espécie.

Continua após a publicidade

Os servidores envolvidos, então, faziam a baixa indevida do pagamento no sistema do município, mas o valor pago era desviado. “Ao receberem esse dinheiro, os autores desviavam e não realizavam o pagamento do imposto. E o dinheiro acabava sendo depositado em contas pessoais ou de parentes próximos”, detalha o delegado.

Além de desviarem os impostos, os suspeitos também são investigados por fazerem transferência ilegal de ao menos 13 lotes municipais para pessoas próximas a eles, além de vender alguns para terceiros.

Leia também: Motorista sem CNH atropela mulher e não presta socorro no Distrito Federal

Veja Também