Maio Amarelo: campanha de conscientização no trânsito pretende evitar mais mortes

Nesta semana foi lançada a campanha Maio Amarelo, com o objetivo de promover a educação da população em relação ao trânsito

Postado em: 05-05-2023 às 08h10
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Maio Amarelo: campanha de conscientização no trânsito pretende evitar mais mortes
Waldir de Oliveira, presidente do Detran-GO afirma que já foram registradas 181 autuações de trânsito somente este ano | Foto: Reprodução

A campanha Maio Amarelo, iniciada na última quinta-feira (04/05), é uma iniciativa reuniu Prefeitura Municipal de Goiânia, Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran GO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outras entidades de poder. Com o objetivo de promover a educação no trânsito, além de ações práticas também terá um caráter conscientizador. Dessa forma, demonstrando uma necessidade apresentada na Grande Goiânia diariamente, um trânsito mais seguro e com melhor mobilidade. 

Nesse sentido, o presidente do Detran, delegado Waldir de Oliveira, explica o objetivo da campanha. “Reduzir o número de acidentes, quantidade de mortes e educar o condutor”. Ademais, a campanha apesar de ter sido lançada somente no dia quatro, ele afirma que as ações no trânsito e estradas de Goiás já estão acontecendo. “A intensificação de alguns projetos já iniciados, como o trânsito livre e balada responsável entre outros”, completou ele.

O Maio Amarelo além do reforço a fiscalização terá um caráter educador, com a finalidade de conscientização, para a melhoria da mobilidade urbana em Goiânia, conforme foi informado pelo presidente do Detran. “Nesta quinta-feira já ocorreu um ciclo de palestras na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Goiás), com a Comissão de Trânsito da OAB, além de todo o estado de Goiás presenciar várias ações educativas”, explicou.

Continua após a publicidade

No evento de lançamento desta quinta, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, realizou a entrega de 14 viaturas e três caminhões para pintura de sinalização, para fortalecer o serviço de trânsito da cidade. Além disso, foram apresentadas atividades voltadas para a campanha, sendo elas a implantação de faixas elevadas e reversas; ações nas portas das escolas; vias exclusivas para motociclistas e implantação de 50 quilômetros de ciclofaixas. 

Este último já foi mencionado anteriormente pelo então diretor de transportes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Jean Damas, para o Jornal O HOJE, em primeiro de março. Dessa forma, se mostra substancial uma vez que, em um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, Goiânia foi apontada como a capital brasileira mais perigosa para os ciclistas no Brasil. Em relação a isso, a população apresenta reclamações como a baixa quantidade de vias próprias para os ciclistas, a conexão entre elas que é inexistente e o desrespeito dos motoristas para com os ciclistas, como levantado pelo Jornal O HOJE anteriormente.  

Goiânia

Em Goiânia, os acidentes de trânsito estão cada dia mais comuns, no dia 20 de abril, dois jovens perderam a vida após serem atingidos por um carro no viaduto da Avenida T-63, eles estavam em uma moto. O motociclista por aplicativo Leandro Fernandes Pires, de 23 anos e o garçom David Antunes Galvão de 21 anos, estavam na mesma moto e perderam a vida no momento do acidente. 

Nesta última semana, circularam nas redes sociais o vídeo que mostra o momento da colisão em que os jovens foram arremessados da moto. Este caso ainda está em andamento e o motorista do carro que bateu contra a moto, Rubens Mendonça, prestou depoimento à Polícia Civil nesta terça-feira (02/05). Durante o depoimento, o motorista afirmou ser fechado por outro veículo o que o levou a colidir com a moto.

Sobre isso, o presidente do Detran ressaltou que, “É um sofrimento muito grande para as famílias, a mãe sofre. E é muito semelhante ao número de mortes por arma de fogo e no trânsito”. Como também, pontuou que somente neste ano de 2023, já foram registradas 181 autuações de trânsito, ou seja infração cometida por um condutor ou proprietário de veículo.  Nesse sentido, pontuando sobre o risco que a vida causa pelo trânsito diariamente. 

Dessa forma, ele completa em relação ao Maio Amarelo “Forte campanha educativa, uma das mais volumosas ações educativas, com parcerias com a imprensa, incluindo o Jornal O HOJE em prol da conscientização da população”. Além disso, ele explica que todas as semanas serão divulgadas novas ações educativas voltadas à conscientização no trânsito, como hoje (05/05) ocorre uma ação conjunta entre Detran e PRF. 

Projetos

Na cerimônia de lançamento do Maio Amarelo, também estava presente o titular da SMM, Vinicius Henrique Alves, que explicou o planejamento para que a campanha tenha continuidade. Ademais, ele pontuou sobre os projetos que já foram iniciados pelo poder municipal e os que ainda entraram em vigor. Como a implantação de mais pontos de faixas elevadas, iguais aos existentes na Rua 44, novos pontos de faixas reversas, implantação de 50 quilômetros de ciclofaixas, e medidas estruturantes, como vias exclusivas para motociclistas e ações nas portas das escolas, durante horário de saída e entrada de alunos.

“Nós queremos que o Maio Amarelo não seja apenas uma ação de marketing. Trabalhamos muito nos últimos meses para que possamos lançar ações concretas para perdurar até o final do ano. Queremos mostrar para a população que conhecemos os problemas, e que estamos trabalhando para reverter as dificuldades e melhorar o trânsito da capital”, anunciou Vinicius Henrique Alves na ocasião. 

Outro investimento será a área pública municipal, localizada no Park Lozandes, destinada à instalação da escola pública de trânsito, sobre isto o prefeito Rogério Cruz assinou um decreto durante o evento. Além disso, foram citados trabalhos já realizados pelo chefe do executivo de Goiânia como as 285 sinalização em cruzamentos e a entrega dos viadutos da Rua 44, o viaduto Iris Rezende Machado e o viaduto Lauro Belchior.

Veja Também