Goiânia terá 67 pontos de vacinação neste sábado

Para facilitar acesso da população, serão 62 salas de vacinas e cinco escolas municipais que ofertam somente doses da Influenza

Postado em: 05-05-2023 às 15h31
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia terá 67 pontos de vacinação neste sábado
Para facilitar acesso da população, serão 62 salas de vacinas e cinco escolas municipais que ofertam somente doses da Influenza. | Foto: Secom

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Dia D de vacinação, neste sábado (6/5). O atendimento será das 8h às 17h. A abertura oficial será às 8h30, no Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico.

Para facilitar o acesso da população, o município vai disponibilizar vacinas em 67 locais, sendo 62 salas de vacinas e cinco escolas municipais que ofertam somente doses da Influenza. Nos demais locais, além da Influenza, serão disponibilizadas a bivalente, a partir de 18 anos, as outras vacinas contra Covid-19 e todas de rotina para atualização do cartão. Nas escolas, a vacinação será feita por alunos da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), parceira no Dia D.

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) alerta para a importância da vacina, especialmente para as crianças. “Queremos convidar pais e responsáveis para que aproveitem o Dia D e levem as crianças para serem vacinadas. Dos quatro óbitos que tivemos neste ano, em Goiânia, em decorrência da Influenza, dois foram de crianças, portanto, é inquestionável a importância da imunização para proteger contra as formas graves da doença”, diz.

Continua após a publicidade

O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, explica que o Dia D é mais uma ação para aumentar a cobertura vacinal na capital. Desde o início da campanha, em 4 de abril, a capital já aplicou 170 mil doses da Influenza, o que representa 31,95% do público-alvo, índice superior ao nacional, que gira em torno de 26%.

“Além das 73 salas de vacinação que funcionam durante a semana, e das três nos finais de semana e feriados, ampliamos a vacinação para toda a população desde a tarde de quinta-feira, e também estamos realizando a vacinação extramuros. Já foram aplicadas 12 mil doses da Influenza em trabalhadores da saúde, das forças de segurança e salvamento, de educação e do transporte público, todos em seus locais de trabalho”, pontua o titular da SMS.

Balanço dos casos graves de Influenza em Goiânia

Neste ano, foram registrados 31 casos graves com necessidade de internação e quatro óbitos, sendo duas crianças (uma de cinco meses e outra de 10 anos) e dois homens (um de 60 anos e outro de 84). Três óbitos tiveram como causa o vírus Influenza B, o outro foi por Influenza A H1N1. Os locais de vacinação podem ser conferidos no ImunizaGyn.

Lista das escolas que participam do Dia D:

  • Escola Municipal Dona Belinha, Caminho 12,70 – Vila Isaura
  • Escola Municipal Bárbara de Souza Morais, Avenida Uruguaiana, 42, Jardim Novo Mundo
  • Escola Municipal Nossa Senhora da Terra, Rua JC 66 – Jardim Curitiba
  • Escola Municipal Professor Trajano de Sá Guimarães, Avenida T-15, 2155 – Parque Amazônia
  • Escola Municipal Ernestina Lina Marra, Avenida Francisco Alves de Oliveira, quadra 17, lote 04 – Parque Industrial João Braz

Serviço

Abertura dia D de vacinação em Goiânia
Data:
 Sábado (06/05)
Horário: 8h30
Local: Centro Municipal de Vacinação (CMV), Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico

Veja Também