Obras do Centro de Goiânia causam morosidade no trânsito

Alguns serviços na Praça Cívica provocam engarrafamentos no trânsito da região central da capital

Postado em: 06-05-2023 às 08h27
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Obras do Centro de Goiânia causam morosidade no trânsito
Alguns serviços na Praça Cívica provocam engarrafamentos no trânsito da região central da capital | Foto: Alexandre Paes/ O Hoje

Os motoristas de Goiânia durante esta semana e até a segunda-feira (15/05) enfrentam mais um desafio no trânsito da cidade. A Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira (Cívica) está em fase de finalização de obras, e teve as avenidas Avenida Araguaia, Universitária, Tocantins e agora, na Dona Gercina Borges interditadas em decorrência desses projetos. Dessa forma, a população precisou se acostumar mais uma vez com a mudança de rotina na cidade. 

Conforme Vitória Gonçalves, estudante de 23 anos e moradora na região central de Goiânia, a Praça Cívica sempre representou uma morosidade ao trânsito e nos últimos dias tem estado pior. “Passar pela Praça Cívica em direção ao Setor Universitário sempre levou bastante tempo, e agora está ainda pior, pois a quantidade de carros continua a mesma, porém o desvio deve ser feito por uma rua mais estreita”. 

Além disso, aqueles que utilizam serviços de transporte público, também apresentam reclamação sobre o que tem encontrado. O estudante Rodrigo Gomes de 19 anos explica qual situação encontrou ao utilizar a linha 028. “É uma região de tráfego intenso, não preciso passar pela Praça, mas passo pela Rua 86 e sigo para o Universitário, nos últimos dias esse trecho tem levado o dobro de tempo” explicou ele sobre a lentidão encontrada no Setor Sul próximo a praça Cívica.   

Continua após a publicidade

Estas situações foram ocasionadas pela interdição parcial das seguintes vias Avenida Araguaia – sai da praça em direção ao mercado central, Universitária – continuidade da Rua 10 no Setor Leste Universitário -, Tocantins – sai da praça cívica em direção a Avenida Anhanguera,  Dona Gercina Borges Teixeira – liga a praça ao Bosque dos Buritis. Essa interdição foi realizada para serviço de infraestrutura para a instalação de Kanaflex, uma tubulação especial para a passagem da fibra óptica da rede de comunicação e TI. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Prefeitura de Goiânia, essas obras estavam previstas no cronograma da obra do BRT e serão concluídas até segunda-feira (15/05). Quando também é esperado a liberação das avenidas interditadas.

BRT

As obras de construção do Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul que atualmente estão em fase final no trecho da Praça Cívica, iniciaram em 2015, totalizando quase 8 anos de obras. Este deve ter 22 km de extensão e ter 11 linhas circulando por ela. Diferente da Linha do Eixo, no BRT não terá como circular por toda sua extensão em apenas um ônibus. Além disso, é considerada a maior obra de Mobilidade para a capital do estado de Goiás. 

O projeto original do BRT durante esses anos já sofreu inúmeras adequações, dentre elas há exigência realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ademais, alterou a passagem da linha pelo centro da Praça do Cruzeiro. Esta foi tombada como patrimônio histórico da Humanidade, o que teve que ser considerado na construção. Dessa forma, mantendo o espaço da praça sem alterações e fazendo duas plataformas de embarque e desembarque com estrutura mais leve e que não prejudicasse a paisagem do local. 

Conforme a Seinfra o Trecho II que liga o Terminal Recanto do Bosque no Setor Morada do Sol ao Terminal Isidória no Setor Pedro Ludovico, deve ser entregue em junho já com as obras da Praça Cívica finalizadas. “Todo o trecho II do BRT – entre os Terminais Recanto do Bosque e Isidória, no Setor Pedro Ludovico – ficará pronto até o dia 30 de junho. Isso inclui todas as obras na Praça Cívica e Avenida Goiás”.

Veja Também