Mutirão da saúde em Aparecida oferta exames a população neste sábado

Ação pretende realizar 180 ultrassonografias e 20 procedimentos de inserção de DIU

Postado em: 06-05-2023 às 08h54
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Mutirão da saúde em Aparecida oferta exames a população neste sábado
Ação pretende realizar 180 ultrassonografias e 20 procedimentos de inserção de DIU | Foto: SMS/Aparecida

Neste sábado (06/05), em Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realiza um novo mutirão de saúde. Esta ação tem como objetivo agilizar os atendimentos e diminuir a fila de espera no Município.  Nesse sentido, a ação ocorrerá das 8 às 13h, no Centro de Especialidades. Na ocasião, serão ofertados mais de 400 atendimentos eletivos. Além dos exames que já tem  horários marcados pela Central de Regulação, também vão ocorrer testes por livre demanda, sem necessidade de agendamento, conforme interesse dos pacientes.

O Mutirão da Saúde é uma estratégia da SMS para agilizar atendimentos eletivos na cidade e assim diminuir a fila de espera por procedimentos. “A Secretaria organiza periodicamente ações para auxiliar na fluidez dos atendimentos. Os mutirões são uma delas. Sempre aos finais de semana, eles auxiliam nos atendimentos de rotina, aprimoram os tratamentos e reduzem o tempo de espera da população por serviços especializados. São 5 horas intensas de atendimento em pleno sábado, dedicadas ao cuidado das pessoas”, destaca o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Dessa forma, realizando 220 consultas em cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia, endocrinologia e ortopedia. Também estão na programação 180 exames de ultrassonografia e 20 procedimentos para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), por ordem da fila de espera, com os agendamentos previamente feitos pela Central de Regulação.

Continua após a publicidade

Além disso, os pacientes terão à disposição testes rápidos para identificação e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Esses exames serão realizados por livre demanda, sem necessidade de agendamento, conforme interesse dos pacientes.

Desse modo, para ser atendido o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, explica que todos os atendimentos especializados são realizados mediante encaminhamento de clínico geral ou pediatra e agendados pela equipe da Secretaria: “O primeiro atendimento é do médico da família, pediatra ou clínico geral. Os atendimentos ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde ou são agendados pelo 0800-646-1590. Esses profissionais avaliam os pacientes e, se necessário, encaminham para especialistas e outros profissionais. Todos os dias novos atendimentos, encaminhamentos e agendamentos são realizados”. 

Veja Também