Rei Charles III é coroado em Londres

m Londres, o presidente Lula disse que ouviu do rei Charles III um pedido para que o Brasil cuide da Floresta Amazônic

Postado em: 06-05-2023 às 14h29
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Rei Charles III é coroado em Londres
Em Londres, o presidente Lula disse que ouviu do rei Charles III um pedido para que o Brasil cuide da Floresta Amazônica | Foto: GETTY IMAGES

O rei Charles III foi coroado neste sábado (6) na Abadia de Westminster, em Londres, em cerimônia que contou com a presença de centenas de líderes estrangeiros, entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Charles tornou-se rei da Inglaterra, aos 74 anos, no dia 8 de setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que ficou no poder por 70 anos, o maior reinado do trono britânico. Nenhum outro herdeiro do trono da Inglaterra esperou tanto tempo para ser coroado.

O novo rei será o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534.

Continua após a publicidade

Para o evento, a segurança foi reforçada, e 30 mil policiais estarão nas ruas de Londres.

Encontro com Lula

© Ian Jones/Buckingham Palace

Durante conversa com a imprensa em Londres, o presidente Lula (PT) disse que ouviu do rei Charles III um pedido para que o Brasil cuide da Floresta Amazônica.

“A primeira coisa que o rei falou pra mim foi para eu cuidar da Amazônia”, afirmou Lula. “E eu falei: ‘eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. Eu preciso de ajuda e de muitos recursos'”, completou.

Na última sexta-feira (5), o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou que o país investirá no Fundo Amazônia. O valor será de 80 milhões de libras, cerca de R$ 500 milhões. O premiê afirmou que a entrada do Reino Unido no fundo é um reconhecimento ao trabalho e à liderança do presidente Lula no tema da preservação ambiental. (Com informações da Agência Brasil)

Veja Também