Produção goiana por mão de obra carcerária cresce dez vezes em 2022

Atualmente, 52 detentos, entre homens e mulheres, fazem serviços nas oficinas, que compreendem serralheria, marcenaria, alfaiataria, serviços gerais e cozinha

Postado em: 08-05-2023 às 07h48
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Produção goiana por mão de obra carcerária cresce dez vezes em 2022
Atualmente, 52 detentos, entre homens e mulheres, fazem serviços nas oficinas, que compreendem serralheria, marcenaria, alfaiataria, serviços gerais e cozinha | Foto:

A produção na Seção Industrial do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia cresceu aproximadamente 1.000%, em 2022, se comparado ao ano anterior. Os dados são da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

No local, foi expandido a produção de marcenaria e incluiu a confecção de brinquedos, móveis, quadros e jogos de tabuleiros. As atividades fazem parte do processo de ressocialização do Complexo, com profissionalização e emprego da mão de obra carcerária.

Os produtos confeccionados serão apresentados na 76° Exposição Agropecuária de Goiás, entre os dias 18 e 28 de maio, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, no Setor Nova Vila. A Polícia Penal terá um estande na feira para demonstração dos trabalhos realizados.

Continua após a publicidade

Atualmente, 52 detentos, entre homens e mulheres, fazem serviços nas oficinas, que compreendem serralheria, marcenaria, alfaiataria, serviços gerais e cozinha. Outros 185 custodiados trabalham nas empresas conveniadas. Todos são remunerados e têm direito a remição de pena, conforme determina a Lei de Execução Penal (LEP).

Leia também: Xadrez promove educação para detentos de Luziânia

Diversificação

A partir disso novos brinquedos — miniaturas de caminhões, tratores, caravelas e aviões —, artigos com temática policial, painéis e aves decorativas, além de jogos de tabuleiro, passaram a ser confeccionados em madeira. Os itens somam-se aos já conhecidos objetos produzidos com o mesmo material pela Seção Industrial, como mobiliários infantis e brinquedos educativos. Além dos serviços em madeira, quadros com pinturas emoldurados também estão entre os artigos confeccionados.

“Estamos modernizando e ampliando a Seção Industrial. A meta da DGAP, para este ano, é abrir aproximadamente 1 mil vagas de trabalho dentro do Complexo Prisional”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires. “A ideia é que, quando essas pessoas deixarem a prisão, possam ser reintegradas de fato à sociedade e ao mercado de trabalho”, emenda.

Balanço da fabricação em 2022

  • 8,8 mil brinquedos artesanais
  • 6 mil máscaras de proteção facial
  • 110 kits de brinquedoteca (mesa com quatro cadeiras, armário de MDF, prateleira em MDF, decoração lúdica para parede e dois brinquedos pedagógicos)
  • 6 jogos de sofás
  • 200 cadeiras de escritório reformadas

Veja Também