Saiba onde descartar eletrodomésticos, eletrônicos e pilhas em Goiânia

Os produtos elétricos e eletrônicos levados à Central são encaminhados às 13 cooperativas parceiras da prefeitura.

Postado em: 08-05-2023 às 09h44
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba onde descartar eletrodomésticos, eletrônicos e pilhas em Goiânia
Os produtos elétricos e eletrônicos levados à Central são encaminhados às 13 cooperativas parceiras da prefeitura | Foto: Reprodução

Somente em Goiânia é gerado uma média por ano, cerca de 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico, segundo a empresa Desctec. Para fazer o decarte seguro desses dispositivos, a capital conta com um espaço exclusivo.

Eletrodomésticos, como geladeiras e liquidificadores estragados, itens de informática, como computadores, pilhas e baterias usadas, dentre outros, podem ser entregues, sem custo, na Central de Logística Reversa da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Localizada na Rua S-03, no Setor Bela Vista, a central funciona todos os dias da semana, das 07h às 22h. A entrega dos equipamentos inservíveis não exige agendamento prévio, apenas registro do nome e endereço do morador no ato da entrega, e não há restrição quanto ao volume de material a ser deixado no espaço.

Continua após a publicidade

Leia também: Descarte incorreto de lixo no solo contamina lençol freático, alerta especialista

Os produtos elétricos e eletrônicos levados à Central são encaminhados às 13 cooperativas parceiras da prefeitura. “Primeiramente, tentamos consertar o equipamento para fazer a revenda. Nos casos em que não é possível, desmontamos o equipamento para vender as peças separadas”, explica a presidente da cooperativa Cooper Rama, Dulce Vale.

Segundo ela, as pilhas e baterias usadas são direcionadas a uma empresa de Brasília, que dá a destinação correta aos itens. “Tudo isso acaba gerando renda para centenas de famílias da capital que vivem da reciclagem. Aproveitamos quase tudo, pouca coisa vai parar no Aterro Sanitário, o que indica a sustentabilidade da atividade”, destaca Dulce.

Veja Também