Aplicativos de transporte exclusivo para mulheres dão nova esperança para goianas

Aplicativos já estabelecidos no mercado apresentam funções que prometem proteção às mulheres e novos apps direcionados apenas ao público feminino surgem no mercado

Postado em: 12-05-2023 às 08h23
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Aplicativos de transporte exclusivo para mulheres dão nova esperança para goianas
Aplicativos já estabelecidos no mercado apresentam funções que prometem proteção às mulheres e novos apps direcionados apenas ao público feminino surgem no mercado | Foto: Divulgação

Nos últimos anos, as mulheres têm optado pelo uso dos aplicativos de transporte cada vez mais em detrimento do transporte público. Isto ocorre pela sensação de segurança que algumas mulheres acreditam ter, porém ainda sim o medo de sofrer assédio ou violência está sempre à espreita. Para minimizar esta sensação, os aplicativos já estabelecidos no mercado apresentam funções que prometem proteção às mulheres e novos apps direcionados apenas ao público feminino surgem no mercado frequentemente.

Nesse sentido, a professora Andreane Gomes relata sobre situações que já fizeram ela desistir de viajar em aplicativos de transporte. “O motorista insistiu que eu cancelasse a corrida, que faria a viagem por um valor menor se eu pagasse por fora, como já estava no carro tive que pedir para ele parar e desci em um lugar que não conhecia”. 

Como mostra a pesquisa “Viver em São Paulo: Mulheres” feito pela rede Nossa São Paulo em parceria com a Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), em 2022 19% das 439 entrevistadas pelo levantamento afirmaram que já sofreram assédio dentro de transporte particular como táxi, Uber e 99. Conforme o Observatório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os filtros do sistema não puderam captar especificamente esse tipo de ocorrência, fazendo com que o Estado de Goiás não tenha uma estatística para este crime. 

Continua após a publicidade

Opção para Mulher

Empresas como a Uber e 99 Pop, já oferecem ferramentas direcionadas em exclusividade à proteção da mulher. Nesse sentido, a 99 realizou o investimento em ferramentas de proteção para oferecer mais segurança às mulheres. Como as duas inteligências artificiais que identificam passageiras em situação de maior risco e enviam a elas somente motoristas mulheres ou os condutores mais bem avaliados. Além disso, a plataforma oferece viagens com desconto para a delegacia da mulher desde 2020. Só no ano de início realizou 20 mil viagens gratuitas com esse destino.

Além disso, a empresa disponibiliza no aplicativo um canal de comunicação direto com o Projeto “Justiceiras”, que reúne voluntárias com expertise multidisciplinar para prestar orientação e auxílio às vítimas de violências. A Uber, apresenta soluções semelhantes às mulheres como a gravação de áudio, além de ligações para polícia e apoio a projetos que ajudam mulheres. 

Em resposta a isso, novas empresas surgiram no Brasil com exclusividade de motoristas mulheres e apenas para atender a mulheres. Algumas delas são Femitaxi, Garupa, Drive Girls, Femini Driver,  Venuxx e Lady Driver. Entretanto, a maioria desses ainda não atua em Goiânia. 

Exclusividade

O Lady Driver chegou a Goiânia nesta semana, mas já está no mercado desde 2017 e é destinado a atender apenas passageiras mulheres, por motoristas mulheres. A ideia da criação do app surgiu após um episódio de assédio sofrido pela fundadora dentro de um táxi solicitado por aplicativo. Para mudar essa realidade a empresa inclui as motoristas em um treinamento para preparar para o trabalho além de passar pelas políticas da empresa. 

Em relação a utilização do serviço, Flávia administradora do Lady Driver informa que apesar de ser um serviço para mulheres existem exceções, “homens podem utilizar o serviço da Lady Driver se estiverem acompanhando a usuária, mas não é permitido homens solicitantes, nem motoristas”. Além disso, a empresa também realiza campanhas frequentes de violência contra mulheres, com caráter conscientizador.  

Esta plataforma ganhou espaço em outras cidades do Brasil, também por sua inovação, a opção “Lady Kiddos”, direcionado ao público infantil entre 8 e 16 anos. Nesse sentido, “oferece agendamentos para locomoção de crianças entre 8 a 16 anos. Essa é opção para a usuária que visa organização e facilidade, já que é possível deixar agendado o transporte para o filho ou filha, sendo esse desde a ida para a escola até a locomoção para atividades extracurriculares como aulas de natação, dança luta, música, etc”, informa a administradora do aplicativo.

Dessa forma o aplicativo, oferece serviços diferenciados e mais flexíveis a mulheres, oferecendo a garantia de uma maior segurança. A professora Andreane, informa ter maior grau de confiança em profissionais mulheres. “Apesar de estarmos sempre em situação de insegurança, estar com outras mulheres é sempre mais confiável pois elas compartilham dos mesmos medos que homens nem sequer pensam”, completa ela.

Mulher Segura

O Governo do Estado de Goiás, na próxima terça-feira (16/05), às 15 horas, deve lançar o aplicativo Mulher Segura, com o objetivo de oferecer um atendimento mais rápido a mulheres em situação de risco. Este será uma ligação direta com os Policiais Militares mais próximos à vítima, podendo receber denúncias da própria vítima ou pessoas próximas. 

Em relação a esta plataforma, a Delegada titular da Delegacia da Mulher em GoIânia, Paula Meotti, em entrevista ao Diário de Goiás, afirmou que, “A ideia é que a mulher seja atendida pelos policiais que estejam mais próximos a ela, e não tenham que esperar talvez horas, um tempo considerável até que chegue a ajuda de um policial. Com isso, a viatura mais próxima do local estará sendo deslocada e possa dar amparo e possa evitar situações graves como feminicídios. A Polícia Civil também está integrada, e talvez pode ser o primeiro braço a amparar”.

Veja Também