Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Período seco eleva risco de incêndios

Para evitar queimadas florestais, o Corpo de Bombeiros Militar e a Secima planejam ações conjuntas para a Operação Cerrado Vivo 2018

Postado em: 28-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Período seco eleva risco de incêndios
Para evitar queimadas florestais, o Corpo de Bombeiros Militar e a Secima planejam ações conjuntas para a Operação Cerrado Vivo 2018

Denise Soares*


De agosto a outubro o clima fica predominantemente seco no Estado, elevando o risco de incêndios florestais. Para prevenir e combater estas ocorrências, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) planejam a Operação Cerrado Vivo 2018. A iniciativa prevê ações conjuntas com o objetivo de preservar o meio ambiente e combater com eficiências os possíveis casos de incêndio.

Continua após a publicidade

De acordo com o secretário Hwaskar Fagundes, a operação é uma prioridade e deve começar antes de julho. “A cooperação mútua pode otimizar os resultados. O foco deve ser a prevenção. Vamos dialogar também com a Saneago, para somar esforços”, salientou.

O comandante geral da corporação, coronel Márcio André de Morais, destacou que esta é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros e a Secima planejam as ações juntos antes do período crítico. “Isso fará a diferença para a fauna e a flora de Goiás, em 2018”, assegurou.

A operação foi discutida no dia 21 de maio, em reunião, na sede do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. Além do secretário da Secima e do comandante geral do CBMGO, o superintendente de Proteção Ambiental e Unidades de Conservação, Luciano Henrique de Moura também estava presente. 


Plano de ação

O plano de trabalho deve contar com o treinamento de bombeiros e brigadistas civis, monitoramento dos parques estaduais por meio de drones, instalação de uma sala de situação com monitoramento em tempo real. Além de roçagem de trilhas nos parques e a preparação de aceiros, para facilitar o acesso e impedir a propagação do fogo, caso haja focos de incêndios. 

Para o trabalho de conscientização da população e divulgação da Operação Cerrado Vivo deste ano serão feitas palestras, campanhas midiáticas educativas, bem como a entrega de cartilhas com abordagens sobre as práticas que podem causar incêndios florestais. 


Divulgação

A divulgação da iniciativa já começou a todo vapor. No início do mês, o 3º Batalhão Bombeiro Militar, de Anápolis,  realizou  o lançamento da Operação Cerrado Vivo durante a abertura oficial da 62ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana). Na oportunidade, além da exposição de equipamentos utilizados para o combate a incêndio florestal, os bombeiros realizaram a distribuíram cartilhas educativas e orientaram os visitantes do evento sobre a importância desta iniciativa durante a estiagem.

No norte do Estado, a divulgação da operação ficou por conta do 11º Batalhão Bombeiro Militar, de Porangatu. Os bombeiros militares entregaram panfletos com dicas e orientações sobre como a comunidade pode auxiliar no trabalho de prevenção de incêndios em vegetação. Parte da ação ocorreu na última sexta-feira (25) durante a 15ª Ficap Outlet – Feira da Indústria, Comércio e Agronegócio de Porangatu e Região. O objetivo do CBMGO é conscientizar a população sobre o perigo de queimadas e melhorar a qualidade de vida. (Especial para O Hoje) 

Veja Também