Tecnologia digital amplia o acesso à educação

A inclusão de ferramentas digitais na educação tem criado novos conceitos de aprendizagem que ampliam o acesso à universidade. A partir da

Postado em: 28-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Tecnologia digital amplia o acesso à educação

A inclusão de ferramentas digitais na educação tem criado novos conceitos de aprendizagem que ampliam o acesso à universidade. A partir da fusão do ensino a distância com aulas presenciais surgem os cursos híbridos, que oferecem a prática periódica no ambiente acadêmico à praticidade de estudar, via plataformas digitais, de onde estiver.

A pós-doutora em Educação pelo Max-Planck Instituto de Berlim (Alemanha), Eda Coutinho, afirma que o uso da tecnologia na educação é um caminho irreversível. “No futuro próximo, os cursos deverão se tornar cada vez mais híbridos. Isso significa que a educação presencial deve ofertar mais atividades fora da sala de aula e, na modalidade à distância, os estudantes estarão ainda mais conectados presencialmente. Portanto, haverá cada vez mais integração entre o ambiente físico e o virtual,” garante a educadora que também é reitora do Centro Universitário IESB.


Continua após a publicidade

Mercado de trabalho

A liberdade para organizar os horários destinados à formação superior é uma das vantagens dos cursos híbridos e dos de EAD tradicionais, que têm atraído profissionais empregados. Segundo dados do Censo do Ensino a Distância no País, feito em 2016, a maioria dos alunos estuda e trabalha.

Desenvolvido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), o levantamento mostra que, em 30% das instituições avaliadas, mais de 75% dos alunos de cursos regulamentados totalmente à distância estudam e trabalham. Já nos cursos semipresenciais e presenciais, esse percentual cai para 24%.

A educadora Eda Coutinho diz que o censo mostra a realidade do mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente e o quanto uma graduação é uma necessidade, ou seja, uma vantagem na hora de disputar um cargo ou de se manter no emprego. Nesse cenário, no qual é fundamental a liberdade de horários, os cursos híbridos estão em alta e ainda têm amplo potencial de crescimento.

Segundo ela, isso acontece porque o estudante tem a oferta de uma educação flexível, na qual pode acessar o material didático e conversar com os mestres em diversos horários e a partir de qualquer lugar, utilizando equipamento conectado à internet, seja computador, tablet ou smartphones. 

Veja Também