Goiânia terá novos fotossensores

Nesta sexta-feira, 1º, novos fotossensores voltam a operar em Goiânia. Nesta etapa, 60 novas faixas estarão fiscalizando por meio de 27 novos

Postado em: 29-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia terá novos fotossensores

Nesta sexta-feira, 1º, novos fotossensores voltam a operar em Goiânia. Nesta etapa, 60 novas faixas estarão fiscalizando por meio de 27 novos equipamentos. A expectativa é de liberação de outros pontos de fiscalização nos próximos dias, até chegar a um total de 648 faixas monitoradas. 

Ontem, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) anunciou esta medida, e para falar sobre o assunto, o secretário Fernando Santana concederá uma coletiva que acontece hoje, ás 8h30, na sede da SMT. 

Neste mês a Secretaria de Trânsito já havia retomado a fiscalização eletrônica de vias de sete bairros da Capital com a utilização de fotossensores. Ao todo, foram 32 novas torres, além de outras que já estavam instaladas, mas não estavam ativadas. Passarão a ser fiscalizadas 59 faixas de importantes vias nos setores Central, Bueno, Oeste, Marista, Leste Vila Nova, Jardim Guanabara e Parque Amazônia.

Continua após a publicidade

Os fotossensores que já foram retomados são os da Av.Paranaíba, Av. Tocantins, Av. Mutirão, Av. T-9, Rua 9, Quinta Avenida, Av. Independência, Av. Vera Cruz, Av. Antônio Fidélis, Av. Portugal, Av. Assis Chateaubrieand. Os fotossensores liberados conseguem detectar infrações como desrespeito ao limite de velocidade, avanço de sinal vermelho, conversão proibida e invasão de faixa exclusiva para ônibus.

Em maio do ano passado o contrato com a última prestadora de serviço venceu e todos os radares foram desligados. Já em junho de 2017, no dia 20, o primeiro fotossensor foi instalado na Avenida 85. 

O número de faixas que devem ser fiscalizadas em Goiânia é de 648, mas, atualmente, apenas mais ou menos 155 delas são fiscalizadas em Goiânia. Isso quer dizer que cerca de 25% das faixas são monitoradas. Muito embora os equipamentos que já estão instalados em toda a cidade tenham capacidade para fiscalizar 504 faixas. (Raunner Vinicius Soares é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)  

Veja Também