Lazer e agronegócio devem movimentar a economia da capital durante Pecuária

A Pecuária de Goiânia completa 76 anos este ano, e com isso trará um evento maior para o agronegócio e lazer goiano.

Postado em: 17-05-2023 às 08h30
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Lazer e agronegócio devem movimentar a economia da capital durante Pecuária
A Pecuária de Goiânia completa 76 anos este ano, e com isso trará um evento maior para o agronegócio e lazer goiano. | Foto: SGAP/Divulgação

A Exposição Agropecuária de Goiás, terá sua 76ª edição este ano e acontecerá durante os dias 18 a 28 deste mês. Além do evento tradicional destinado ao agronegócio, também retorna depois dos três anos de pandemia com restrições quanto a aglomeração dos shows e atrações para o público em geral. Com uma nova roupagem, mais completa quanto às exposições, a Pecuária promete novidades para quem deseja aproveitar e fazer negócios. 

Como já consagrado pelo evento, haverá exposição de animais, de diversas raças, leilões, programação técnica, palestras focadas em conteúdos de interesse do agronegócio, presença de empresas do ramo agropecuário. Nesse sentido, o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, afirma suas expectativas para esta edição da Pecuária de Goiânia. “Estamos celebrando a volta das famílias para o parque de exposições. Porque durante o período desses três anos (pandemia de Covid-19) os eventos eram voltados para o setor agropecuário, o público de produtores rurais continuava acontecendo. Mas agora a gente está aí com isso resolvido e iremos proporcionar novamente essa grande festa popular que ela se tornou ao longo dos anos, algo para os goianos curtirem”. 

Para o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Pedro Leonardo Rezende, o evento é o mais tradicional no setor agropecuário de Goiás, além de ter uma forte influência na vida da população. “Tem uma marca forte na vida da nossa população, tanto na parte de lazer e cultura, com os shows de artistas novos e consagrados, quanto na parte social e econômica, com o que movimenta de pessoas e de dinheiro”, completa. 

Continua após a publicidade

Agronegócio 

Este ano a organização da feira agropecuária está apostando em mais opções de conteúdo para quem pretende realizar negócios. “A parte do agronegócio com a programação muito especial com mais de 600 animais que estarão expostos, animais diferentes, espécies, julgamentos da raça Nelore, Tabapuã e Cindy, além de todas as demais espécies, animais com bovinos, caprinos, ovinos, suínos, aves, equinos e uma programação de palestras técnicas, e cursos e um ambiente que irá proporcionar a comercialização e geração de negócios agropecuários através de uma plataforma que nós iremos disponibilizar”, afirma Gilberto Marques Neto. 

Dessa forma, o evento favorece o agronegócio no estado de Goiás, fortalece e dá continuidade às negociações mesmo depois da feira. “Nós vamos disponibilizar uma plataforma de forma virtual que irá oferecer diversos produtos e serviços que estarão disponíveis para negócio durante e posterior ao evento”, completa o presidente da SGPA. 

Em consonância a isso, Pedro Leonardo Rezende, reforça. “É também uma referência técnica. Atrai exemplares da melhor genética de bovinos, equinos e outras raças para participar de provas e julgamentos. Isso proporciona um intercâmbio interessante e contribui fortemente para o desenvolvimento da pecuária goiana como um todo. Não sem motivo a pecuária goiana cresceu tanto. Temos o segundo maior rebanho bovino do Brasil e muitos dos melhores criatórios do país estão aqui. Tudo isso mostra que a Pecuária de Goiânia é fundamental e deve ser cada vez mais valorizada”.

Entretenimento

Para além do agronegócio, a Pecuária de Goiânia, deve proporcionar lazer para toda a família, além dos restaurantes, shows e uma das apostas para as famílias aproveitarem é o contato com os animais. “Muitas crianças têm a oportunidade de ver esses animais de perto e conhecer um pouco mais da vida no campo justamente ali”, reforça Pedro Leonardo Rezende.

Como também, a Pecuária contará com provas de laço, mangalarga marchador e tambor, que já iniciaram há alguns finais de semana, entre outras tradições culturais que devem ser revividas. “A gente tem pela frente um evento que irá resgatar a tradição que os goianos sempre tiveram, nestes 76 anos de realização da nossa feira agro”, completou o presidente da SGPA. 

“O Governo de Goiás entende isso e está programando uma série de atividades para o evento. Teremos estande próprio com a participação de várias secretarias e agências estaduais. Vamos levar orientações e serviços; divulgar nossos programas; estabelecer esse contato direto com criadores, técnicos, gestores e público em geral, contribuindo para fazer este evento importantíssimo ser cada vez maior”, completa o efetivo da Seapa.

Trânsito

Outro ponto que levanta questionamentos por parte da população acerca do funcionamento do evento, é o trânsito durante os dias de festa. Este problema é ocasionado porque a Pecuária acontece na sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, localizada no setor Nova Vila, em uma região já marcada pelo intenso fluxo de carros, ônibus de transporte coletivo e outros meios de transporte. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) da Prefeitura de Goiânia, está em reunião com a SGPA para definição de estratégias de trânsito que visam evitar transtornos aos visitantes da feira.

Veja Também