Museu de Arte do Oscar Niemeyer recebe exposição inédita de Siron Franco

A visitação gratuita conta com uma série de episódios organizados cronologicamente e que demarcam um amplo conjunto de obras e documentos do artista

Postado em: 20-05-2023 às 16h56
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Museu de Arte do Oscar Niemeyer recebe exposição inédita de Siron Franco
A visitação gratuita conta com uma série de episódios organizados cronologicamente e que demarcam um amplo conjunto de obras e documentos do artista | Foto: Secom

O Museu de Arte Contemporânea de Goiás, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), recebe exposição inédita e com caráter histórico que reúne seis décadas de trabalhos de Siron Franco. A visitação é gratuita.

Com telas cedidas por colecionadores, “Pensamento Insubordinado” expõe desde as primeiras telas, passando pelas preocupações políticas, sociais e ambientais do artista plástico, com obras mais conhecidas e explorando sua trajetória entre o período de 1961 até 2023. A curadoria é de Angel Calvo Ulloa.

O público poderá passear por uma série de episódios organizados cronologicamente e que demarcam um amplo conjunto de obras e documentos de Siron. Por meio de textos específicos, são apresentados os capítulos “Na era das máquinas”, “As fábulas de horror”, “À sua imagem e semelhança”, “Guernica 1964”, “Regresso ao Bairro Popular”, entre outros.

Continua após a publicidade

Uma área documental abriga uma breve seleção de intervenções do artista no espaço público e ações performativas, fazendo uma ligação entre as várias linguagens exploradas por ele ao longo da carreira. Os visitantes ainda podem conferir um grande esqueleto de madeira, que carrega uma vasta seleção de obras mais recentes do artística plástico.

O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado e domingo, das 14h às 19h. “Pensamento Insubordinado” segue em exposição até o dia 5 de agosto.

Serviço

  • Assunto: Exposição “Pensamento Insubordinado” de Siron Franco
  • Quando: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 19h
  • Onde: Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás) – Centro Cultural Oscar Niemeyer

Leia também: Projeto artístico traz exposição ‘Ao Meio’ do artista Selon de forma gratuita (ohoje.com)

Veja Também