Goiânia ganha novo espaço de alimentação orgânica

O evento de inauguração do novo espaço da Tekoá Orgânicos e Sustentáveis e da MaTerna Cozinha será neste sábado, dia 27 de maio, a partir das 10h

Postado em: 26-05-2023 às 09h29
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia ganha novo espaço de alimentação orgânica
O evento de inauguração do novo espaço da Tekoá Orgânicos e Sustentáveis e da MaTerna Cozinha será neste sábado, dia 27 de maio, a partir das 10h | Foto: Reprodução

Neste sábado, dia 27 de maio, a partir das 10h, começa o evento de inauguração do novo espaço da Tekoá Orgânicos e Sustentáveis e da MaTerna Cozinha. As duas empresas passam a integrar o Coletivo Centopeia, localizado na Praça Wilton Valente Chaves, na Avenida Cora Coralina, n. 140, Setor Sul.

Além da mercearia e entrega de cestas de orgânicos, a Tekoá montou uma cafeteria que serve os pratos e petiscos que saem da MaTerna. “Além de oferecer uma alimentação saudável, essa parceria traz outra afinidade, que é o compromisso de ser um espaço o mais inclusivo possível. E esse conceito vem para o que servimos também, uma vez que temos sempre opções com proteína animal, vegetarianas e veganas”, explica Marcelo Borges, da Tekoá.

“E quando falamos em alimentação saudável, pensamos na expansão desse conceito para além da ausência de agrotóxicos. Para nós da Tekoá e MaTerna, alimento saudável é aquele que é produzido sem  veneno, mas que também respeita o meio ambiente e a força de trabalho envolvida em toda a cadeia de produção”, completa Ademar.

Continua após a publicidade

Há ainda um outro ponto relevante para as duas empresas. “Queremos ser também um espaço de despertar para a conscientização sobre alimentação orgânica, agricultura familiar e questões sociais que envolvam o respeito à diversidade, à inclusão e aos saberes antigos”, observa Aline. “E esse compromisso está evidente já na programação que preparamos para os dois dias de inauguração”, completa Marcelo. “E faz todo sentido trabalhar com essas causas em um espaço como o Coletivo Centopeia, que traz a diversidade e a colaboração no seu DNA”, finaliza Ademar.

Afinidade de propósitos

A parceria Tekoá e MaTerna Cozinha começou em abril de 2022 e vem oferecendo ao goianiense uma opção de alimentação saudável, predominantemente orgânica, e saborosa. “Foi um período importante de amadurecimento dos nossos propósitos de colaborar com a saúde humana, ambiental e social por meio do estímulo ao consumo de alimentos oriundos da agricultura orgânica, agroecológica e familiar”, comenta Ademar de Queiroz, sócio-proprietário da Tekoá.

“Desde a minha gravidez, virei a chave para a importância de me alimentar com orgânicos. A partir dos benefícios que comecei a sentir, resolvi estender essa experiência para outras famílias e criei a MaTerna, produzindo e comercializando alimentos preparados com insumos orgânicos”, conta Aline Tomaz.

A Tekoá começou suas atividades em São Paulo, onde Ademar e Marcelo viveram por 15 anos. A MaTerna Cozinha, por sua vez, surgiu em Curitiba, onde a chef Aline Tomaz morou durante 11  anos. Quis o destino que o trio se encontrasse em Goiás e resolvesse tocar juntos a empreitada de oferecer alimentos orgânicos no berço do agronegócio.

Programação

27 de maio (sábado)

10h: Roda de conversa “Pais, Mães, Filhos e Filhas: um vínculo saudável”, com Lela Santos, educadora parental e urbanista. Atividade gratuita.

O antídoto para a loucura da vida moderna é feito de pequenos momentos de presença que produzem vínculos saudáveis e duradouros. Estamos todos muito atarefados e desacelerar é urgente. Venha compartilhar seus desafios, ouvir histórias de outras famílias e acumular bagagem para trilhar os caminhos rumo à construção do mundo que desejamos, menos romantizado, mais real e amoroso.

14h: Exibição do curta-metragem “Bielito e Canela em O ADESTRADO”, direção de Gabriel Coelho e Larry Machado. Atividade gratuita.

Uma manhã divertida na vida do palhaço Bielito e seu bichinho de estimação.

14h30: Atividade de desenho inspirada no curta + Sketchcrawl, com a artista e professora Eliana Tiné. Atividade gratuita.

Traga seus cadernos,  lápis e materiais artísticos para soltar a imaginação com traços e cores. O Sketchcrawl é um encontro artístico que consiste em reunir pessoas para o exercício de desenhar livremente em um ambiente aberto previamente combinado.

16h: “Dança Catita”, com a bailarina e professora de dança Ingrid Costa, do Instituto Bacae. Para mães e pais acompanhados de sua criança pequena. Vagas limitadas: 15 adultos + 15 crianças. Atividade gratuita. Ingressos no Sympla:https://shorturl.at/nCPTX.

Catita é um bichinho marsupial brasileiro, cujos filhotes ficam grudadinhos às tetas de suas mães até seu completo desenvolvimento. Inspirada nesse exemplo da natureza, a oficina “Dança Catita” foi especialmente criada para mães, pais e cuidadores que queiram se movimentar junto com sua criança, trabalhando força, equilíbrio, postura e flexibilidade, fazendo referências a brincadeiras e jogos infantis. Assim, o adulto movimenta seu corpo enquanto está grudadinho com sua “catita”, gerando mais conexões afetivas com ela.

A aula é indicada para adultos com crianças, desde bebês até a idade e tamanho em que o cuidador consiga carregá-la.

As vagas são limitadas. Adquira seu ingresso gratuitamente no Sympla. Cada ingresso dá direito à participação de um adulto com sua criança.

18h: Roda de conversa “O que comemos transforma o mundo”, com Alcyr Viana, gastrólogo,  professor do IFG Campus Goiânia e referência em PANCs no Brasil; Aline Tomaz, chef da MaTerna Cozinha; e Ademar de Queiroz,  sócio-proprietário da Tekoá Orgânicos e Sustentáveis. Atividade gratuita.

Um bate-papo sobre agricultura orgânica,  PANCs,  cozinha afetiva, aproveitamento integral dos alimentos, preservação ambiental e muito mais.

19h30: Sorteio de brindes para os participantes da roda de conversa.

3 de junho (sábado)

10h: Oficina de Karatê “Mães e Filhas”, com as senseis Carol Prestes e Roberta Oliveira. Vagas limitadas: 15 mães + 15 filhas. Atividade gratuita. Ingressos no Sympla.

Pra quem acha que karatê não é para mulher, é sim! E mais, para mulheres de todas as idades. Por isso, a Oficina de Karatê “Mães e Filhas” é um convite superespecial, um momento para que mães e filhas desfrutem uma atividade juntas e aproveitem todos os benefícios do exercício, como concentração, mobilidade, disciplina e muito mais. E vai ter presente para todas as participantes. Mais informações: @dojopadma

As vagas são limitadas. Adquira seu ingresso gratuitamente no Sympla. Cada ingresso dá direito à participação de uma mãe com sua filha.

12h30: Almoço Especial (entrada, prato principal e sobremesa), com um breve ritual de conscientização e gratidão ao alimento e a todas as pessoas que se esforçaram para que a refeição chegasse até nossos pratos. Almoço sob reserva pelo whatsapp (62) 99440-0505. Quantidade limitada a 20 pessoas.

14h30: Roda de conversa “A agricultura orgânica e agroecológica e os caminhos que o alimento sustentável percorre do campo até nosso prato”, com Myllena C. Lima, engenheira florestal, produtora e sócia-proprietária da Terrauna Agroecologia, e presidenta da Adao – Associação para Desenvolvimento da Agricultura Orgânica.

Você sabia que 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas são frutos da agricultura familiar? Esse bate-papo vai abordar o cultivo de orgânicos, do plantio até chegar ao consumidor, e também o protagonismo do pequeno produtor de orgânicos na preservação dos biomas e dos recursos naturais. Uma oportunidade de refletir sobre como as nossas escolhas podem cuidar da saúde humana, ambiental e social.

16h30: Sorteio de brindes para os participantes da roda de conversa.

Leia também:

Veja Também