Festival Burger Time será realizado entre 16 de junho e 2 de julho

Por meio do voto do público e de jurados, o objetivo é eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer de Goiás

Postado em: 26-05-2023 às 14h23
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival Burger Time será realizado entre 16 de junho e 2 de julho
Por meio do voto do público e de jurados, o objetivo é eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer de Goiás. | Foto: Divulgação

Com a participação de 59 hamburguerias e pit dogs da região metropolitana de Goiânia, a 3ª edição do Festival Burger Time já tem data confirmada para este ano: dos dias 16 de junho a 2 de julho. O evento tem como objetivo eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer, além de fomentar e apoiar os estabelecimentos participantes, por meio da promoção, capacitação e valorização desses locais.

Em 17 dias de realização do festival, a estimativa dos organizadores é comercializar mais de 32 mil hambúrgueres e sanduíches, movimentando economicamente vários segmentos produtivos.

A escolha dos participantes – hamburguerias, pit dogs, restaurantes e bares – já foi feita e no mês de junho será divulgada a lista completa dos estabelecimentos, com endereço e prato concorrente. Para participar, cada estabelecimento teve que criar uma receita inédita de sanduíche, no caso de pit dogs, ou de hambúrguer, para hamburguerias, bares e restaurantes, e inserir no cardápio da casa no período de realização do evento. O público e um corpo de jurados poderão visitar os locais, degustar o lanche criado exclusivamente para o festival e votar, de acordo com duas categorias: hamburgueria e pit dogs.

Continua após a publicidade

A votação poderá ser feita por meio de QR Code disponível no display de mesa nos estabelecimentos ou pelo site. Serão premiados e reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria, resultando na eleição do melhor hambúrguer e do melhor sanduíche (pit dog) de Goiás. O anúncio dos vencedores ocorrerá em solenidade prevista para o mês de julho.  

Realização e benefícios

Idealizado pela coordenadora de Parcerias e produtora de eventos Cynnara Bretas, pelo coordenador administrativo e empresário Mateus Suassuna e pela coordenadora de Gastronomia e chef de cozinha Patricia Garcia, o festival está na terceira edição e é desenvolvido com o intuito de permitir o intercâmbio entre a tradição dos pit dogs – tão queridos pelos goianos -, com os hambúrgueres gourmets, além de fortalecer as empresas atendidas pelo evento, principalmente as microempresas.  A coordenação executiva do festival é de Gabrielle Carvalho.

Na última edição, realizada em 2022, participaram 48 estabelecimentos de Goiânia e Aparecida. Durante o evento, foram comercializados 31.289 hambúrgueres e sanduíches, número recorde em relação à primeira edição (que ocorreu em 2019, antes da pandemia da Covid-19), quando foi registrada a venda de 20 mil lanches por meio de 40 estabelecimentos participantes.

Segundo uma das organizadoras do Festival Burger Time, Cynnara Bretas, o evento já está consolidado no calendário do Estado e contribui para movimentar tanto a gastronomia quanto o turismo em Goiás. “É instrumento de promoção da nossa culinária, trazendo o que é tradicional, como os lanches de pit dogs, com os hambúrgueres mais gourmets. Dessa forma, a gente alcança públicos distintos, valoriza bens culturais e estimula o fomento e a atração de novos clientes aos estabelecimentos, especialmente os pequenos e médios”, ressalta.

O empresário Mateus Suassuna, que é um dos organizadores, destaca que o Festival Burger Time consegue movimentar a economia não só dos estabelecimentos participantes, mas de vários segmentos. “Como há o crescimento na venda de sanduíches e de hambúrgueres, há necessidade de aquisição de mais produtos para elaboração dos lanches e isso vai gerando uma cadeia de valor, impactando diferentes setores da economia, especialmente fornecedores e negócios de alimentação fora do lar. O resultado disso é na valorização dos empreendimentos, no aumento do faturamento e em maior visibilidade dos negócios, por exemplo”, enfatiza.  

Já a chef de cozinha Patricia Garcia, que também faz parte da organização do evento, reforça pontos positivos do projeto como a valorização da cultura, dos ingredientes e das potencialidades locais, além da identificação de talentos locais e regionais. “É importante ressaltar ainda a criatividade dos estabelecimentos participantes. A cada edição eles inovam na criação das receitas, utilizando ingredientes diferentes e que são característicos da nossa região. Quem é apaixonado pela nossa gastronomia, com certeza vai querer experimentar todos os lanches elaboradores para o evento deste ano”, cita.

Veja Também