Trecho II do BRT Norte-Sul será entregue até o dia 30 de junho

O novo eixo deve beneficiar 150 mil passageiros que trafegam entre diversos pontos da Capital

Postado em: 29-05-2023 às 08h02
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Trecho II do BRT Norte-Sul será entregue até o dia 30 de junho
O novo eixo deve beneficiar 150 mil passageiros que trafegam entre diversos pontos da Capital | Foto: Divulgação/ Jackson Rodrigues

O trecho II do BRT Norte-Sul, entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória, será entregue até o dia 30 de junho para o início da operação dos ônibus, informa a Secretária Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). O Paço Municipal informou que cobra agilidade e fiscaliza o trabalho da empresa responsável pelas obras. “Seguimos nesta grande empreitada que revoluciona o transporte coletivo de Goiânia”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

O BRT Norte-Sul vai beneficiar cerca de 150 mil passageiros que trafegam entre diversos pontos da Capital, de acordo com a prefeitura. “Isso se  traduz em avanços na mobilidade, estímulo ao comércio e à economia, além de acessibilidade”, destaca Cruz.

“Trata-se de um cronograma de obras jamais visto em Goiânia. Resolvemos graves problemas relacionados a essa construção tão importante para a mobilidade urbana. E já inauguramos, neste cenário, o Terminal Isidória, a Estação Paulo Garcia e o Viaduto Iris Rezende Machado”, descreve.  

Continua após a publicidade

O viaduto Iris Rezende Machado foi entregue no dia 9 de junho de 2021. A obra foi concluída em um prazo de nove meses. Iniciada  em setembro de 2020, a intervenção no trânsito teve 85% de sua conclusão já na gestão do prefeito Rogério Cruz. Localizado no cruzamento das avenidas Goiás e Perimetral Norte, a estrutura receberá ônibus do BRT, em faixa exclusiva e fluxo de 150 mil veículos mensais.

O Terminal Isidória foi inaugurado pelo prefeito Rogério Cruz no dia 25 de julho de 2022. A reconstrução demandou investimento de R$ 19,5 milhões. Já o Terminal de Integração Rodoviária Paulo de Siqueira Garcia foi inaugurado em 11 de abril deste ano, sendo a entrega mais recente que faz parte da linha do Eixo Norte-Sul. A entrega da obra marcou o início da operação de transporte coletivo de passageiros entre os terminais Isidória e Paulo Garcia, realizada, desde então, por ônibus convencionais.

Andamento das obras

Atualmente, 97% dos trabalhos já foram executados. De acordo com informações do Consórcio BRT Goiânia, o planejamento e o cronograma são seguidos à risca para que a obra seja entregue à população no dia 30 de junho. 

“Tudo foi apresentado ao secretário de Infraestrutura, Denes Pereira, e ao prefeito. Nosso compromisso é honrar o contrato, todos os entraves e pendências foram sanados. Resta concluir o trabalho”, afirma Wesley Garcia, representante do Consórcio BRT Goiânia.

No trecho II do BRT, estão em fase de finalização as obras das plataformas de embarque e desembarque de passageiros, as calçadas e as caixas de passagem para os dutos kanaflex. Depois disso, a empresa fará a limpeza e as ligações de energia elétrica e de água em todas as estações de embarque e desembarque de passageiros. 

Nova licitação

Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Pereira diz que aguarda a liberação da Caixa para iniciar a nova licitação do trecho I do BRT Norte-Sul, que vai do Terminal Isidória ao Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia. “Pedimos ao Ministério das Cidades para auxiliar nas tratativas com a Caixa para a prorrogação do convênio do trecho 1 do BRT, descontingenciar R$ 40 milhões para a conclusão da obra e para que a Caixa autorize logo a licitação deste trecho”, informa o titular da Seinfra. 

De acordo com a pasta, a gestão avança na construção de soluções para o Trecho I, que enfrenta entraves desde a gestão passada, e vai ligar o Terminal Isidória ao Terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia.

Veja Também