Últimos detalhes para a Festa do Divino

Expectativa da organização é que 3 milhões de pessoas visitem o Santuário do Divino Pai Eterno este ano. Festa que começa no próximo dia 22 continua até o primeiro dia de julho

Postado em: 07-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Últimos detalhes para a Festa do Divino
Expectativa da organização é que 3 milhões de pessoas visitem o Santuário do Divino Pai Eterno este ano. Festa que começa no próximo dia 22 continua até o primeiro dia de julho

Gabriel Araújo*


Continua após a publicidade

Com o tema “Pai Eterno, somos Teus Filhos”, a festa do Divino Pai Eterno está em fase final de preparativos. O evento trará novidades para os fieis, como um novo horário de missas, e espera atrair 3 milhões de pessoas para a maior celebração à Santíssima Trindade do mundo.

De acordo com o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira, a preparação faz parte de todo o ano na Basílica. “Mal termina uma Romaria e nós já começamos a organizar a próxima. Esta reunião tem um papel fundamental, porque é a partir dela que vamos tomando decisões que são colocadas em conjunto para que tenhamos êxito em mais um ano”, afirmou.

O Santuário Novo passou por reforma recentemente e agora está em processo de limpeza, novos banheiros estão sendo construídos para que os fieis tenham mais comodidade e a programação especial segue por todos os dias. “Estamos construindo 22 novos banheiros com vasos sanitários, dois deles com chuveiro, além do fraldário, tudo para atender melhor o nosso maior público, que são as mulheres. Teremos ainda atrações culturais todos os dias no Cineteatro Afipe, com programação religiosa e filmes”, lembrou.

Além das mudanças estruturais que o Santuário passa todos os anos, as representações e imagens dos santos estão sendo reformadas especialmente para a festa. O responsável é o restaurador João Ricardo Alves, que trabalha há mais de 10 anos com a manutenção de imagens sagradas. “Às vezes as pessoas vêem e ascendem velas próximos às imagens, o que precisa ser limpo. Já encontrei peças com dedos faltando devido ao tempo de exposição, o que nos dá um trabalho extra”, lembrou.

Segundo ele, a reforma de seis imagens demora em média um mês, já que é preciso de paciência e delicadeza para que nada sofra algum tipo de prejuízo. “Depende do tipo de problema apresentado. Encontrei uma vez uma peça que só tinha o busto”, finalizou.

Vinda do Paraná com mais de 40 pessoas, a fiel Angélica Maria Casagrande, de 29 anos, buscou uma jornada de fé. “Este é o segundo ano que venho. É uma visita em busca de um plano de fé, das graças de Deus”, afirmou.

Dentro do Santuário é possível observar 76 vitrais que decoram as paredes do Santuário Basílica. Cada um conta um pouco da história da própria Basílica e representações do livro sagrado dos cristãos. De acordo com o reitor do Santuário, um dos mais importantes aspectos do local é a interpretação da própria história. “Esses vitrais são parte da história bíblica e da celebração do Divino Pai Eterno. Aqui a gente pode encontrar momentos históricos que marcam a romaria”, completou o padre.


Segurança

Com a grande movimentação de pessoas, a segurança e a saúde são as principais preocupações dos órgãos municipais. Conforme destacou o Major Ênio Hans, comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, o planejamento para atender aos fieis está pronto e contará com cerca de 2.500 homens que passarão por Trindade durante os dez dias de Romaria. “Teremos também um grande apoio das tropas especiais como o Batalhão de Choque, a ROTAM, GRAER, Cavalaria e GIRO. Todas essas forças estarão presentes para garantir a segurança e a tranquilidade dos turistas e romeiros”.

Ainda falando de segurança, o Corpo de Bombeiros fez vistorias em hotéis e pousadas na cidade. Os locais são muito utilizados por romeiros e os dispositivos de segurança foram catalogados. Para a Tenente Regiane Cavalcante Pinheiro, a segurança deve vir em primeiro lugar. “As placas de sinalização são necessárias em caso de falta de energia no estabelecimento para que a pessoa consiga visualizar e sair de forma segura da edificação. Ela sempre é exibida na saída de emergência, dos quartos, das escadas, para orientar em qual sentido que a pessoa, o público deve seguir para sair de forma positiva”, lembrou.

Já a Secretaria Municipal de Saúde terá cinco postos de atendimento espalhados pela cidade com funcionamento 24 horas por dia. O diretor de Vigilância e Saúde de Trindade, Leonardo Isidório, buscou tranquilizar a população. “As pessoas podem ficar despreocupadas e virem para a Romaria. Não temos epidemia no Estado de Goiás, temos casos isolados, que estão sendo acompanhados, monitorados. Então, não temos preocupação. Inclusive, na Vila São Cottolengo, todos os internos e funcionários já foram imunizados com a vacina. Estamos monitorando, acompanhando. Não temos o receio de uma epidemia”, lembrou. 


Tudo começou com um medalhão encontrado no córrego 

Conforme informado pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira, a celebração teve início no ano de 1840, quando o casal encontrou um medalhão que levava a Representação da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria nos céus. O objeto foi encontrado às margens do córrego do Barro Preto e foi considerado um sinal divino, a partir deste momento, Constantino e seus familiares começaram a tradição de rezar diante do medalhão, o que atraiu outros moradores locais, que passaram a rezar junto à Santíssima Trindade.

Com a notícia de diversos milagres durante as orações, a comunidade localizada a 22 quilômetros da então Vila de Campinas deu início à construção de uma capela para que o Divino Pai Eterno pudesse ser louvado. A partir dos anos a quantidade de fieis aumentou e levou a construção de diversas capelas, a segunda foi finalizada nos anos de 1860 e a terceira foi erguida em 1876. A construção considerada o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno foi inaugurada apenas no ano de 1912 e hoje é conhecido como Santuário Velho, sendo utilizado como a Paróquia Matriz de Trindade.

Para se adequar ao crescente número de fieis, o então arcebispo de Goiás, D. Emanuel Gomes de Oliveira, lançou a pedra fundamental do atual Santuário na marca do centenário da Romaria de Trindade. O projeto foi apresentado apenas em 1957 e, em 1974 começou a realização da novena e festa do Divino Pai Eterno no local. O prédio foi finalizado em 1994, com ajuda dos romeiros e devotos, a obra foi totalmente concluída. Além da construção, a praça em torno do Santuário foi revitalizada e uma grande rampa foi construída para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais.

A Romaria do Divino Pai Eterno é considerada a maior festa dedicada à Santíssima Trindade no planeta e atrai milhões de fieis todos os anos. De acordo com a estimativa da organização, 2,9 milhões de pessoas participaram da festa em 2017. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também