Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Polícia investiga abrigo de Valparaíso que dopava idosos para evitar atendimentos durante a noite

Durante o cumprimento do mandado em período noturno, os policiais constataram apenas duas cuidadoras no local para supervisionar 38 pacientes

Postado em: 29-05-2023 às 12h15
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Polícia investiga abrigo de Valparaíso que dopava idosos para evitar atendimentos durante a noite
Durante o cumprimento do mandado em período noturno, os policiais constataram apenas duas cuidadoras no local para supervisionar 38 pacientes | Foto: Divulgação/PCGO

Uma operação da Polícia Civil de Goiás (PCGO) cumpriu, na quinta-feira (25/5), um mandado de busca e apreensão em uma associação filantrópica responsável por cuidados de idosos, em Valparaíso de Goiás.

Com o apoio da Vigilância Sanitária, Creas e Polícia Técnico-Científica, a ação buscou apurar denúncias sobre a sedação de idosos no período noturno para dispensa de equipe de apoio, fato que estaria ocasionando a morte de pacientes.

Durante o cumprimento do mandado em período noturno, os policiais constataram apenas duas cuidadoras no local, para cuidado de 38 pacientes.

Continua após a publicidade

Nos ambientes fechados, foram localizados vários medicamentos de uso restrito, dentre eles morfina, sem o devido receituário. Ainda, foram encontrados vários receituários já preenchidos, sem assinatura médica e outros receituários em branco.

Perto dos alimentos consumidos pelos idosos, havia um pilão para macerar os medicamentos dos internos e vários potes de medicamentos diversos com o nome dos pacientes.

Outras irregularidades

Outras irregularidades foram encontradas, como baratas na dispensa, idosos dormindo no corredor ou na sala de fisioterapia, além do fato de o local possuir a média de 38 acolhidos aos cuidados de apenas duas pessoas. Os medicamentos sem receituários foram apreendidos, bem como os receituários médicos sem assinatura e o DV-R com as imagens de segurança para fins de perícia.

Veja Também