Apenas 40% do público alvo se vacinaram contra gripe no país

Em Goiás, a cobertura vacinal é de 32,03%, com 706.179 doses já aplicadas, em todos os grupos prioritários

Postado em: 30-05-2023 às 09h40
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Apenas 40% do público alvo se vacinaram contra gripe no país
Em Goiás, a cobertura vacinal é de 32,03%, com 706.179 doses já aplicadas, em todos os grupos prioritários | Foto: Secom

Termina nesta quarta-feira (31/5) a campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) que imunizou apenas 40,69% do público alvo. As 35,2 milhões de doses foram aplicadas no grupo formado por idosos, crianças com seis meses a cinco anos de idade, gestantes, profissionais de saúde, puérperas e professores, entre outros. 

Por isso, o Ministério da Saúde divulgou uma orientação para que estados e municípios ampliem o calendário e continuem com as imunizações, enquanto durarem os estoques de vacinas. 

“Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas. Essa é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, através da nota divulgada à imprensa na noite de segunda-feira (29). 

Continua após a publicidade

Leia também: Vacina provoca gripe e autismo? Saiba os mitos sobre imunizantes

Pior cobertura

O Amapá conseguiu a melhor cobertura, atingindo 85,2% do público alvo, e o único a superar 75%. Acre, com 19,3%, e Roraima, com 24,3%, foram os únicos estados a atingir menos de 25% de cobertura.  

A cidade do Rio de Janeiro anunciou que vai prorrogar a vacinação para além do dia 31. Qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode ser imunizada. Na cidade, a vacina contra a gripe está disponível nas 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em Goiás, a cobertura vacinal é de 32,03%, com 706.179 doses já aplicadas, em todos os grupos prioritários, desde o dia 4 de abril. Os dados foram divulgados Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) ainda no dia 9 de maio. A meta é vacinar, no mínimo, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação contra influenza, o que representa aproximadamente 2.323.081 da população total, de 2.581.202.

Casos fatais em Goiás 

A SES confirmou contabilizou até agora 16 mortes por gripe em Goiás somente neste ano. De acordo com a pasta, a vítima mais recente é uma idosa de 60 anos, que contraiu a variante H1N1 do vírus influenza A. 

O maior número de mortes é pela influenza B, de uma linhagem ainda não identificada. Sete pessoas foram vítimas de complicações da infecção pela variante Victoria, cinco de H1N1, duas de uma linhagem não identificada de influenza A e uma de outra linhagem não identificada de influenza B. 

Das mortes, três são de crianças com menos de dois anos, três de pessoas entre 10 e 19 anos, um de jovem entre 20 e 29 anos, três de 40 a 49 anos, uma pessoa entre 50 e 59 anos e quatro idosos. (Com informações da Agência Brasil)

Veja Também