Governo de Goiás dá início ao programa de cirurgias eletivas do Ministério da Saúde

Para acelerar a fila de cirurgias, o Estado deverá complementar pagando o dobro da tabela SUS para que unidades particulares de alguns municípios façam o procedimento

Postado em: 30-05-2023 às 20h47
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo de Goiás dá início ao programa de cirurgias eletivas do Ministério da Saúde
Com o programa, estima-se que filas em alguns municípios serão zeradas. (Foto: Reprodução/Internet)

O Governo de Goiás anunciou, através da Secretaria de Estado da Saúde, que dará início a primeira fase do programa de cirurgias eletivas do Ministério da Saúde. Os 40 municípios goianos que realizarão as cirurgias já receberam a primeira parcela da verba destinada ao programa, do Governo Federal. Cerca de R$ 20 milhões foram repassados para custear, nesta primeira fase, mais de 10 mil cirurgias.

Para acelerar a fila de cirurgias, o Estado deverá complementar pagando o dobro da tabela SUS para que unidades particulares de alguns municípios façam o procedimento. A expectativa é que, por semana, realizem-se cerca de 900 cirurgias em 68 hospitais da rede pública e privada de saúde cadastrados.

O anúncio veio através do secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, por meio de coletiva nesta terça-feira (30). Segundo Vencio, um dos desafios do SUS é o subfinanciamento, uma vez que, os recursos repassados não são suficientes para custear as cirurgias.

Continua após a publicidade

O secretário disse ainda que com a reorganização do sistema, unificaram nominalmente a fila e permitindo que municípios planejassem o cronograma juntamente com os prestadores. Além disso, Vencio ainda lembra que há um trabalho com parlamentares para criar emendas específicas permitindo que algumas cidades realizem a cirurgia e zerem filas.

Veja Também