Gilmar Mendes dará palestra na Escola Judicial do TJGO sobre impactos das redes sociais na democracia

A palestra integrará o seminário "Acesso à Informação na Era das Redes Sociais: (Des)Caminhos da Democracia", que ocorre na próxima segunda-feira, dia 5, às 15h

Postado em: 31-05-2023 às 08h59
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Gilmar Mendes dará palestra na Escola Judicial do TJGO sobre impactos das redes sociais na democracia
A palestra integrará o seminário "Acesso à Informação na Era das Redes Sociais: (Des)Caminhos da Democracia", que ocorre na próxima segunda-feira, dia 5, às 15h | Foto: Reprodução

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será palestrante em um evento presencial a ser promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) na próxima semana. A palestra integrará o seminário “Acesso à Informação na Era das Redes Sociais: (Des)Caminhos da Democracia”, que ocorre na próxima segunda-feira, dia 5, às 15h.

A iniciativa faz parte da agenda de aprimoramento da magistratura e do funcionalismo idealizada pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França.

“Estamos honrados em receber um dos grandes nomes do Judiciário Nacional para discutir o acesso à informação na era das redes sociais e os desafios que isso traz para a democracia. A presença do ministro Gilmar Mendes enriquecerá o debate e proporcionará informações valiosas sobre esse tema tão relevante para a sociedade”, explicou Carlos França.

Continua após a publicidade

Na última segunda-feira (29), o TJGO promoveu o Seminário Diálogos sobre Políticas Judiciárias, que contou com palestras do Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão, e de oito conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Leia também: Servidoras do TJGO com filhos pequenos podem ter jornada de trabalho reduzida para 6 horas

Carreira

O ministro Gilmar Mendes, além de magistrado, também atua como professor, acadêmico, escritor e jurista. Ele assumiu o cargo de ministro da Suprema Corte em 20 de junho de 2002 e presidiu o STF de 2008 a 2010.

Atualmente, é o decano do tribunal (membro mais antigo na corte). Gilmar Mendes também atua como ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo exercido a Presidência dessa corte em duas ocasiões: no ano de 2006 e no biênio 2016/2018.

Gilmar Mendes é mestre e doutor em direito pela Universidade de Münster, além de ser professor na Universidade de Brasília (UnB), onde também se formou, e no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), do qual é co-fundador.

Em 2008, ele foi agraciado com o Prêmio Jabuti como um dos autores do livro “Curso de Direito Constitucional” e em 2014 como um dos organizadores da obra “Comentários à Constituição do Brasil”, ambos publicados pela Editora Saraiva.

Veja Também