Goiânia manterá campanha contra Influenza, após vacinar apenas 42% do público-alvo

Desde o dia 4 de maio, a vacinação está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade.

Postado em: 31-05-2023 às 09h16
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia manterá campanha contra Influenza, após vacinar apenas 42% do público-alvo
Desde o dia 4 de maio, a vacinação também é liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade | Foto: Secom

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) afirmou que continuará vacinando a população contra Influenza (gripe) mesmo com o fim da Campanha Nacional de Vacinação, previsto para esta quarta-feira (31/05).

Desde o início da campanha, em 10 de abril, Goiânia aplicou 299.569 doses do imunizante, o que representa 42,76% do público-alvo que são crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. A meta do Ministério da Saúde (MS) é chegar a 90% desses grupos.

As doses seguem sendo disponibilizadas em 73 salas de vacinas durante a semana e em três pontos nos finais de semana e feriados.

Continua após a publicidade

Leia também: Apenas 40% do público alvo se vacinaram contra gripe no país

População geral

Desde o dia 4 de maio, a vacinação está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. “A vacina contra Influenza é segura e a única forma de reduzir as complicações, internações e óbitos decorrentes da doença, principalmente nos grupos elegíveis”, por isso, vamos continuar a vacinar até o fim do estoque”, destaca o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.

Todas as 73 salas de vacinas estão abastecidas com doses da Influenza e ainda há 70 mil doses no estoque da câmara fria, que fica na SMS, no Paço Municipal. O município ainda pode receber mais doses do Estado.

Total de óbitos

Goiânia registrou, até o momento, cinco óbitos por Influenza, dois de crianças (uma de cinco meses e outra de 10 anos) e três, de idosos (uma mulher de 83 anos e dois homens, um tinha 84 anos e o outro 87.

Dos cinco óbitos, três foram causados por Influenza tipo B e dois pela variante H1N1 da Influenza tipo A. A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, oferece proteção contra as três principais cepas do vírus em circulação.

Veja Também