Ambev e Heineken avisam que preço das cervejas devem aumentar

Indústria cervejeira alerta sobre dificuldades em manter preços devido aumento de impostos

Postado em: 31-05-2023 às 21h30
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Ambev e Heineken avisam que preço das cervejas devem aumentar
Segundo as fabricantes, o aumento tributário torna insustentável a manutenção dos preços das bebidas. (Foto: Jean Bizimana/Reuters)

As principais empresas da indústria cervejeira, Ambev e Heineken, comunicaram ao Ministério da Fazenda e aos estados brasileiros sua preocupação com a intenção de elevar impostos do setor como forma de reforçar o caixa. Segundo as fabricantes, o aumento tributário torna insustentável a manutenção dos preços das bebidas.

Representadas pelo Sindicerv, as empresas apresentaram um estudo realizado pela renomada Fundação Getúlio Vargas (FGV), que revelou que, de 2019 até o final de 2022, foram absovidos cerca de 52,8% do aumento dos custos de produção. Segundo a entidade, houve um repasse de 14% dos custos aos preços dos produtos. Vale ressaltar que o setor cervejeiro possui um grande peso no cálculo da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A política de absorção dos custos resultou em uma redução das já apertadas margens de lucro das empresas cervejeiras. No caso das microcervejarias, o resultado foi ainda pior com ausência total de retorno financeiro.

Continua após a publicidade

Segundo o Sindicerv, o aumento dos custos se dá devido à escassez de embalagens. Além disso, houve um aumento nos insumos primordiais para a produção de cerveja, o malte e o lúpulo.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor, a expectativa é encerrar o ano com um aumento de 4,5% na produção e no consumo de cerveja, alcançando a marca de 16,5 bilhões de litros.

Veja Também