Goiânia está na etapa final do projeto de Destino Turístico Inteligente

Na lista divulgada pelo Ministério do Turismo, 48 cidades foram pontuadas e a capital goiana ficou em segundo lugar no ranking

Postado em: 01-06-2023 às 08h19
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia está na etapa final do projeto de Destino Turístico Inteligente
“Conquista é fruto do trabalho de nossos gestores e servidores”, pontua o prefeito Rogério Cruz | Foto: Banco de Imagens

Goiânia entre as capitais selecionadas para a etapa final do Projeto “Estratégia Nacional Destino Turístico Inteligente Brasil” através de uma chamada pública promovida pelo Ministério do Turismo (MTur). Na lista divulgada pelo órgão, 48 cidades foram pontuadas e a capital goiana ficou em segundo lugar no ranking com pontuação de número 88, ficando na frente de diversas regiões do país. “Conquista é fruto do trabalho de nossos gestores e servidores”, pontua o prefeito da capital, Rogério Cruz.

A Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), da Prefeitura de Goiânia, está prestes a alcançar uma conquista significativa no ramo turístico. Neste projeto, dez cidades brasileiras serão selecionadas para se tornar um Destino Turístico Inteligente (DTI).  Para ser considerado um DTI, o município deve tentar resolver desafios em áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, utilizando tecnologias avançadas e inovadoras. O resultado será divulgado no dia 7 de junho. 

As dez cidades que forem escolhidas receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que são Destinos Turísticos Inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. “A responsabilidade das cidades que se tornarão DTI é de extrema importância, pois lhes impõe a necessidade de se destacarem pela capacidade de gerenciar processos e territórios de forma inovadora e sustentável”, informa Valdery Júnior, presidente da Agetul.

Continua após a publicidade

Segundo ele, as cidades ganhadoras terão como objetivo o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos moradores locais e proporcionar uma experiência positiva aos turistas que visitam a cidade. O presidente da Agetul também ressalta que essa é uma nova página que começa a ser escrita por Goiânia. “Esse reconhecimento é resultado do compromisso da atual gestão em promover melhorias no setor turístico e buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados”, afirma Valdery Júnior.

Ainda de acordo com o presidente da Agetul, essa conquista também ressalta o compromisso do município em se tornar um destino turístico de excelência, capaz de oferecer experiências enriquecedoras aos visitantes e de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento sustentável do turismo. “Estamos ansiosos para o resultado, a equipe técnica de turismo da Agetul se empenhou muito para que isso pudesse acontecer. Estamos em segundo lugar na lista divulgada pelo MTur, temos grandes chances de nos tornar um Destino Turístico Inteligente.” informou.

Valdery Júnior destaca que “Goiânia está preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo setor turístico. Nosso foco é promover o crescimento econômico e garantir também o bem-estar da população goiana e goianiense. A inclusão de Goiânia na Seleção Pública do Ministério do Turismo, mostra o esforço da Prefeitura de Goiânia em querer entregar o melhor para todos os cidadãos,” finalizou o presidente da Agetul.

Veja Também