Festival ‘I Love Pequi’ chega na Grande Goiânia com entrada gratuita, nesta sexta-feira

O objetivo de é celebrar o fruto característico do Cerrado e um dos símbolos de Goiás.

Postado em: 02-06-2023 às 08h03
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival ‘I Love Pequi’ chega na Grande Goiânia com entrada gratuita, nesta sexta-feira
O objetivo de é celebrar o fruto característico do Cerrado e um dos símbolos de Goiás | Foto: Divulgação

Todo bom goiano adora um pequi, seja no frango, no arroz ou até mesmo sozinho. A boa nova para os amantes da iguaria é que Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana de Goiânia, sediará, entre os dias 2 e 4 de junho, o do festival gastronômico “I Love Pequi”. O objetivo de é celebrar o fruto característico do Cerrado e um dos símbolos de Goiás.

O evento conta com entrada gratuita e acontece de 17h às 23h, no estacionamento do Buriti Shopping. Ao todo, 20 estandes com restaurantes locais comercializarão diversas opções com pequi, que vão de brigadeiro ao sanduíche, de risoto ao carreteiro, além de sorvetes, bolos, pasteis, yakisobas, entre outras combinações que prometem surpreender o público.

O influenciador Alexandre Suita, apresentador do programa “Cozinhar para não Surtar” é o grande embaixador do evento. Além do cardápio gastronômico com opções com e sem pequi, a estrutura do local vai oferecer atrativos para toda a família, que incluem um espaço kids diferenciado, shows ao vivo e bebidas.

Continua após a publicidade

O chef parrillero Jânio Barcelos, que é especialista em carnes nobres e já assou mais de 5 toneladas de carne por toda a América do Sul, também vai marcar presença no evento. Em parceria com o especialista em BBQ americano, João Victor, do restaurante D’Fumassa, a dupla desembarca no encontro gastronômico, levando uma pit smoker, que é a famosa churrasqueira para defumação de carne, onde vão assar deliciosos hambúrgueres e carnes, que serão servidos com molhos de pequi feitos artesanalmente por eles mesmos.

Música

Comandando a programação musical, o cantor Xexéu abre o evento na sexta-feira, 2 de junho, com uma seleção de clássicos da MPB e samba. No sábado, dia 3, quem anima o público é o sertanejo Breno Henrique, com um repertório composto por clássicos e hits do gênero. E no domingo, 4 de junho, a banda de pagode É Dipherente encerra a programação.

Pequi sem espinho

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), fará exposição do pequi sem espinhos no festival.

No estande, pesquisadores e extensionistas da agroindústria da Agência vão expor mudas, frutos e conservas de diversas variedades do pequi, incluindo o pequi sem espinhos, lançado em 2022, após o trabalho de pesquisa de mais de 20 anos entre a Emater e a unidade Cerrados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados).

Na oportunidade, os visitantes do estande da Emater poderão saber mais do trabalho de pesquisa sobre o pequi, entender as diferenças entre o fruto com e sem espinhos, tirar dúvidas sobre o acesso às mudas, além de acompanhar a demonstração do processo de enxertia, que permitiu o desenvolvimento das variedades selecionadas que foram lançadas no ano passado.

Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, “a participação da Agência no festival representa a importância do trabalho de desenvolvimento dessas variedades de pequi, em especial, as sem espinhos. O fruto é parte da nossa cultura e o trabalho do Governo de Goiás para preservar e melhorar o pequi é tão bem visto que fomos convidados a participar desse festival, que também ajuda a enaltecer o símbolo do nosso Cerrado”.

Leia também: Emater prepara mudas de pequi sem espinho para venda ao público em geral

Serviço: Festival I Love Pequi

  • Quando: 2 a 4 de junho
  • Horário: 17h às 23h
  • Onde: Av. Rio Verde, Qd 102/104 – Vila Sao Tomaz, Aparecida de Goiânia – Buriti Shopping
  • Entrada gratuita

Leia mais: Professor de biologia desvenda curiosidades sobre o pequi

Veja Também