Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Cargas roubadas iam para supermercados

Segundo o delegado responsável, foram necessários cinco caminhões para remover as mercadorias apreendidas na última operação

Postado em: 12-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cargas roubadas iam para supermercados
Segundo o delegado responsável, foram necessários cinco caminhões para remover as mercadorias apreendidas na última operação

Raunner Vinícius Soares* 


Continua após a publicidade

Operação da Polícia Civil de Goiás (PC-GO) e do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas de Goiás (Rotam-GO), com apoio da Rotam do Distrito Federal, levou à prisão de três pessoas e na recuperação de cargas roubadas na Região do Entorno, no domingo (10). No galpão, na cidade Satélite de Ceilândia, foram encontrados diversos fardos de bebidas, gêneros alimentícios e produtos de limpeza. De acordo com o delegado Alex Vasconcelos, responsável pelo caso, foram necessários cinco caminhões para remover as mercadorias do galpão.

Segundo a investigação, a associação criminosa tinha como ponto base a cidade de Águas Lindas, porém os roubos eram realizados nas regiões de Santo Antônio do Descoberto, Luziânia e Cocalzinho de Goiás. No período de dois meses, a organização criminosa realizou pelo menos oito roubos. Da mesma forma, os comerciantes de donos de supermercado do Entorno também foram investigados, para quem possivelmente eram vendidas as mercadorias, segundo afirmou o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar).

Os criminosos atuavam abordando os caminhões nas estradas, os bandidos colocavam o motorista em carros e seguiam para um cativeiro, onde alguém permanecia vigiando. Nesse meio-tempo, membros da quadrilha conduziam a carga até o galpão e depois abandonavam o veículo. O motorista era liberado na sequência. Os trabalhos continuam, no sentido de identificar e prender outros integrantes da quadrilha, segundo afirma o delegado.


Recorrências 

Em outro caso, na última segunda-feira (4), foi deflagrada a Operação Verdadeiro Polícias, onde a Polícia Civil de Goiás prendeu um homem suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em roubo de cargas. O detido atuava com outros seis integrantes, que cometia roubos no Entorno do Distrito Federal se passando por policiais civis para efetuar os crimes.

E ainda, dois donos de supermercados foram identificados como quem encomendavam as cargas. Eles também serão interrogados. Os receptores pagam no máximo 20% do valor real das cargas. Somando os seis roubos que a quadrilha realizou do início do ano até meados de abril, o prejuízo já chega a R$ 1,5 milhão. 

Também na semana passada, quinta-feira (7), a Decar recuperou dez toneladas de carne roubadas após um caminhoneiro ser rendido em Cocalzinho de Goiás, no Entorno de Brasília. As investigações apontam que o crime foi cometido por um grupo especializado, que já realizou a mesma prática, no mínimo, duas vezes este ano. 

Após uma denuncia anônima a mercadoria foi localizada em um depósito clandestino no Setor Solar Ville, em Goiânia. Nenhuma pessoa foi presa. Do total, o grupo conseguiu desviar cinco toneladas antes da Decar recuperar a carga, apenas uma parte foi localizada. Em depoimento à polícia, o caminhoneiro disse que foi rendido e levado para o meio do mato enquanto outros integrantes levaram o caminhão carregado. O crime foi praticado por uma quadrilha especializada neste tipo de roubo. (Raunner Vinicius Soares é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)  

Veja Também