Quinta-feira, 28 de março de 2024

65% dos goianienses devem presentear neste Dia dos Namorados 

Segundo o levantamento da CDL Goiânia, a data comemorativa deve injetar R$ 120 milhões no comércio de Goiânia

Postado em: 03-06-2023 às 08h00
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: 65% dos goianienses devem presentear neste Dia dos Namorados 
Considerando a população economicamente ativa, o comércio local deve receber cerca de 700 mil pessoas nos próximos dias | Foto: iStock

De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Goiânia, 65% dos goianienses pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados. Isso mostra que consumidores da cidade já planejam as compras da data mais romântica do ano. Considerando a população economicamente ativa, o comércio local deve receber cerca de 700 mil pessoas nos próximos dias. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o percentual da capital goiana ficou acima da média nacional.

“Esta é uma comemoração muito importante para a economia local e nacional. Além do movimento nas lojas, restaurantes, bares, hotéis e motéis também recebem uma alta demanda”, comenta o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira. Embora o dia seja dos namorados, os dados apontam que os casados serão os mais presenteados, representando 58%. Em seguida, vem os namorados, com 32%, seguidos pelos ficantes, que correspondem a 4%.

Compras

Conforme o levantamento da CDL, as roupas lideram a preferência do consumidor, correspondendo a 30% das intenções de compra. Em segundo lugar, perfumes e cosméticos, com 15%. Na sequência, estão joias e acessórios, com 13%, e calçados e chocolates, com 12% cada. A CDL também divulgou que a maioria dos consumidores (49%) deve ir às compras entre os dias 04 e 10 de junho. Os que preferem comprar de última hora correspondem a 7%. Estes irão na busca pelo presente na véspera e no dia.

Continua após a publicidade

Mateus Monteiro Silva, licenciado em Educação Física, disse que vai presentear sua namorada com um par de tênis. “Ela não é do tipo que gosta de receber chocolate ou flores, mas sim produtos que durem mais e que ela vá usar no dia a dia”, explicou. Além do presente, Mateus informou que também deseja surpreendê-la com um jantar romântico. “É outra opção muito boa para o dia dos namorados, principalmente para os que gostam de sair e comer”, afirmou. 

Diferenciais

Quando questionados sobre os diferenciais que influenciam na escolha do local de compra em atendimento presencial, 32% dos entrevistados disseram que procuram por melhores preços e promoções, 14% levam em consideração a localização da empresa e 13% buscam por um melhor atendimento. Para os consumidores que pretendem realizar as compras online, 28% procuram por melhores preços e promoções e 18% querem praticidade. 

Qualidade e frete grátis aparecem dividindo o terceiro lugar, com 17% cada. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o empresário deve ficar atento aos diferenciais de compras. “O levantamento mostra que o consumidor está de olho nos diferenciais oferecidos na hora de concluir a compra. Além de realizar a venda para o Dia dos Namorados, o empresário pode fidelizar este cliente para outras comemorações ou compras avulsas”, finaliza o presidente da CDL Goiânia. 

Pagamento

Neste ano, o ticket médio ficará em torno de R$ 150,00 por presente, com média de um presente por consumidor. Segundo a pesquisa da CDL, 85% dos que vão às compras afirmaram que vão pesquisar os preços. Cerca de 28% dos entrevistados gastarão o mesmo montante que em 2022 e 19% gastarão mais que no ano passado. Com 26% na preferência dos consumidores, o pagamento parcelado, por meio do cartão de crédito, aparece em primeiro lugar. O Pix vem em segunda colocação, com 22%.

Em seguida, o cartão de débito (19%), cartão de crédito à vista (16%), dinheiro (15%) e crediário próprio (2%). Mais da metade dos apaixonados (67%) pretendem realizar as compras presencialmente. Desses, 44% disseram que o shopping será o local para a compra, 33% irão nas lojas de rua e 11% ainda não decidiram. Por outro lado, 33% dos consumidores pretendem comprar pela internet. Desses, 37% deverão acessar diretamente as plataformas de e-commerce e marketplace das empresas, 25% farão suas buscas em sites de pesquisa e 24% deverão utilizar aplicativos próprios.

Veja Também