Quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás Social entrega roupas doadas pelo TJGO a jovens em situação de vulnerabilidade social

Foram beneficiados jovens atendidos pelo Centro da Juventude Tecendo o Futuro e grávidas e puérperas acolhidas pelo programa Meninas de Luz

Postado em: 03-06-2023 às 12h10
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás Social entrega roupas doadas pelo TJGO a jovens em situação de vulnerabilidade social
. Foram beneficiados jovens atendidos pelo Centro da Juventude Tecendo o Futuro e grávidas e puérperas acolhidas pelo programa Meninas de Luz. | Foto: Wesley Costa

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, repassou mais de cinco mil (5.095) peças de roupas masculinas e femininas, doadas pelo Tribunal de Justiça (TJGO), a jovens atendidos pelo Centro da Juventude Tecendo o Futuro e grávidas e puérperas em situação de vulnerabilidade social acolhidas pelo programa Meninas de Luz.

As roupas doadas são fruto de apreensões em operações contra falsificação, contrabando e sonegação de impostos. A OVG e o GPS têm uma parceria consolidada com a TJGO que, desde 2019, já destinou mais 22 mil peças a ações sociais que cuidam daqueles que mais precisam no estado. Os repasses foram feitos neste sábado (03/06), durante o “Encontro das Famílias”, que acontece a cada dois meses, no Centro da Juventude Tecendo o Futuro. A reunião fortalece a convivência e os vínculos afetivos intrafamiliares entre os atendidos pela OVG.

A iniciativa do Goiás Social também entregou 600 kits com pacotes do Mix do Bem e frutas desidratadas do Banco de Alimentos da OVG. “Ninguém governa sozinho. E essa parceria com o Tribunal de Justiça só fortalece o nosso trabalho. Estamos falando de jovens que vivem em vulnerabilidade. O que, para muitos de nós, pode parecer uma coisa simples, para um jovem em vulnerabilidade tem um significado muito grande. Eles merecem o melhor”, destacou Gracinha Caiado, que fez questão de conversar com os jovens e seus familiares durante o encontro. “Aqui é dada a oportunidade dos jovens romperem com o ciclo da pobreza. E agora, vestindo uma roupa nova”, enfatizou.

Continua após a publicidade

Para o juiz Ricardo Nicoli, graças à parceria com a OVG, é possível dar destino certo às apreensões. “Agora, estamos tranquilos porque sabemos que esses itens vão chegar a quem, de fato, precisa.” A jovem Mirella Regina Sousa Caetano, de 17 anos, é uma das atendidas na unidade e se surpreendeu com a doação. “São peças novas e que vão me ajudar no dia a dia. Minha família não tem condições de comprar esses itens com frequência. É bom saber que o Governo de Goiás também se preocupa com o nosso bem-estar”, contou.

Tecendo o Futuro

Reinaugurado em junho do ano passado, o Centro da Juventude Tecendo o Futuro está localizado no Jardim Novo Mundo, em Goiânia, em um espaço amplo e acolhedor que recebeu do Governo de Goiás um investimento de R$ 9 milhões. A unidade oferece amparo a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social com idades entre 12 e 21 anos, e de janeiro a abril atendeu uma média de 526 adolescentes/mês em várias atividades esportivas, culturais e recreativas gratuitas, além de preparação e qualificação para o mercado de trabalho.

O Centro da Juventude ainda presta amparo à família dos jovens atendidos por meio de uma equipe multidisciplinar, além de doar pacotes de Mix do Bem e verduras in natura do Banco de Alimentos da OVG. Desde julho de 2019, já foram repassados 27.409 quilos de hortifrutis e 4.216 pacotes do Mix, que corresponderam a 42.160 refeições e 120 pacotes de frutas desidratadas. Mensalmente, a unidade tem repassado 120 pacotes de absorventes íntimos para as adolescentes.

O Centro da Juventude também abriga o programa Meninas de Luz, que oferece amparo a gestantes em situação de vulnerabilidade social, inclusive vítimas de violência sexual. As adolescentes e jovens recebem apoio desde o pré-natal até o bebê completar um ano de vida.

Veja Também