Pesquisa aponta Caldas Novas como um dos destinos turísticos que mais gerou empregos nos últimos 20 meses

O levantamento foi feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Postado em: 05-06-2023 às 20h04
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisa aponta Caldas Novas como um dos destinos turísticos que mais gerou empregos nos últimos 20 meses
O período pós pandemia tem sido muito bom para o turismo (Foto: Divulgação/Secom Caldas Novas)

A cidade de Caldas Novas, localizada a 170 quilômetros de Goiânia, registrou um aumento de 24% na taxa de expansão do mercado de trabalho formal nos últimos 20 meses, gerando ao todo 3.922 empregos. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal. 

De acordo com a pesquisa, entre junho de 2020 e fevereiro de 2022, a cidade de Porto Seguro, na Bahia, teve um aumento de 52% na expansão do emprego com 10.019 novas vagas. Vacaria, no Rio Grande do Sul, cresceu 44%, com 7.164 postos de trabalho. Já Araruama, no Rio de Janeiro, expandiu o emprego em 39%, com 5.019 vagas. O ranking das cidades turísticas segue com Ipojuca, em Pernambuco (crescimento de 37% e geração de 7.452 vagas); Itapema, em Santa Catarina, (35% e 6.521); Gramado, no Rio Grande do Sul (31% e 4.445); Palhoça, em Santa Catarina (24% e 9.602); Balneário Camboriú, em Santa Catarina (24% e 9.493); e Guarapari, no Espírito Santo (23% e 3.567 vagas).

Todas essas cidades, incluindo a maior estância hidrotermal do mundo, Caldas Novas, empregam pelo menos 10 mil pessoas. O prefeito Kleber Marra comemora o bom resultado, que segundo ele, respira turismo. “Somos a maior cidade turística de Goiás e recebemos anualmente milhões de pessoas. Além da geração de emprego, o turismo é o maior responsável pela nossa fonte de renda, por isso estamos sempre buscando fomentar e desenvolver essa área”, disse ele, que recentemente assumiu a diretoria de Turismo da Federação Goiana de Municípios. 

Continua após a publicidade

Dados da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Caldas Novas informam que a projeção de crescimento em número de contratações no setor em 2023, é de aproximadamente 25% a 30% em relação ao registrado no ano passado. “O cenário é de otimismo. O período pós pandemia tem sido muito bom para o turismo. E neste ano, especialmente, em que comemoramos os 300 anos da descoberta das águas quentes, iniciativa da Goiás Turismo, na qual teremos uma programação ampla e repleta de eventos que vão atrair milhares de turistas, como, por exemplo, um festival gastronômico, uma trilha ecológica e o Natal das Águas Quentes”, elencou o secretário Thiago Hernanne. 

Veja Também